Seminário sobre a Débil Saúde dos Oceanos

debilO Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai promover um Seminário Sobre a Débil Saúde dos Oceanos, o Plástico, Mas Não Só, que se realiza no dia 12 de Dezembro às 17 horas na sua sede na Travessa São João da Praça, nº 21 em Lisboa, com entrada gratuita.

Descobertos corais profundos ao largo da Ribeira Brava II

1 madeiraNo passado dia 5 de julho, o ROV Luso da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, fez o seu primeiro mergulho a sul da Ilha da Madeira. Após 1h e 30 m de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2000 m de profundidade, ao largo da Ribeira Brava.

Candidaturas abertas ao prémio “ocean tribute” 2019

boot logo hpA boot Düsseldorf, uma das maiores feiras de náutica de recreio e desportos náuticos, que decorre em Düsseldorf, na Alemanha, anunciou que já estão abertas as candidaturas ao prémio “ocean tribute” 2019, que se destina a galardoar projetos relacionados com a proteção dos oceanos.

No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio

1 artesA exposição No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio ao público. Resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.

Portugal participa em projeto europeu de conservação da enguia

1 enguiaUm grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), que integram o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental participa no SUDOANG, que visa, nos próximos três anos, criar ferramentas para a conservação e recuperação da enguia-europeia (Anguilla anguilla) - em perigo de extinção.

Primeiro Congresso de Biologia Marinha, uma ponte entre mares

1 euoA Comissão Organizadora convida todos os interessados a participar no Primeiro Congresso de Biologia Marinha dos Países de Expressão Portuguesa - Uma Ponte entre Mares, a realizar na Universidade do Algarve, Faro, Portugal, de 24 a 26 Janeiro de 2018.

Líderes mundiais reunidos em Nova Iorque no Dia Mundial dos Oceanos

1 gorgorianTiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul, assinalou a importância da primeira grande conferência das Nações Unidas dedicada aos Oceanos.

O mar como recurso fundamental para a aposta nas energias renováveis

1 conf1 hpÉ tempo de Portugal trabalhar em conjunto na implementação da Estratégia para o mar porque temos todas as condições para ser um exemplo nesta área, nomeadamente a matéria-prima mais importante, as pessoas. E porque temos compromissos para cumprir, lembrou a Ministra do Mar Ana Paula Vitorino na Conferência “Energias Renováveis Oceânicas: uma Estratégia Industrial e Exportadora” que teve lugarno passado dia 7 de Março na Gare Marítima de Alcântara.

ACTION Forecast plataforma das condições da Atmosfera e do Mar

forecast hpEmpresa portuguesa cria plataforma online inovadora de disponibilização global de condições da atmosfera e do mar em mapas visualmente apelativas.