akzonobel

Aquário Vasco da Gama Comemora 125 Anos

41 vascoNo âmbito do seu aniversário de 125 anos em 2023 o Aquário Vasco da Gama lança várias iniciativas para assinalar a sua longa existência de contribuição na preservação e educação do nosso meio de água doce, salgada e salobra, da sua fuana e flora.
Inaugurado a 20 de Maio de 1898, a sua exposição de exemplares vivos no Aquário Vasco da Gama caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque. 
No ano em que comemora 125 anos, o Aquário Vasco da Gama (AVG) da Marinha Portuguesa libertou cerca de 900 peixes de água doce, nos dias 14 e 23 de março, nos concelhos de Grândola e de Mafra respetivamente.
O Aquário Vasco da Gama, em parceria com o MARE-ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária, participa no projeto “Conservação ex situ de organismos fluviais”. O objetivo do projeto é reproduzir e manter espécies nativas de peixes de água doce da fauna portuguesa, criticamente em perigo, para repovoamento dos seus rios de origem.
 
Saiba mais sobre o Aquário Vasco da Gama na edição nº 435 do Notícias do Mar

 

Lomac