akzonobel

Cursos 2014 da Universidade Itinerante do Mar

creoulla hpA Campanha de 2014 da UIM (Universidade Itinerante do Mar) prevê a realização de dois Cursos de Mar, com a componente de navegação a bordo do Navio de Treino de Mar “Creoula” (NTM “Creoula”).

Os Cursos de Mar, sob o tema “A Península Ibérica Costa a Costa. Valorização dos Ecossistemas Marinhos.”, destinam-se maioritariamente à participação de Estudantes Universitários, civis e militares, estando desta forma matriculados nos Cursos alunos do Ensino Superior de diversas Instituições de Ensino (Faculdades e Universidades) e de diferentes ciclos (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Participam também nos Cursos de Mar diversos PTMs, maioritariamente professores universitários que apoiam na realização das tarefas a bordo, realizam (a bordo) palestras temáticas sobre as atividades no e do Mar e dão apoio em terra para a realização dos projetos finais de Mar, a serem entregues para avaliação. De lembrar que a UIM é um projeto ibérico organizado, desde 2006, por três Academias: Universidade do Porto, Universidade de Oviedo e Escola Naval.
O Programa de formação está concebido como uma unidade transversal e integrada e apresenta-se organizada em três ciclos: Ciclo de Preparação, Ciclo de Realização e Ciclo de Conclusão.
Nestes Ciclos de Preparação e de Conclusão a formação é realizada em terra, através de seminários de preparação e formação em Academia a realizar no Porto, em Avilés e na Escola Naval. O Ciclo de Realização corresponde ao período de embarque no Navio de Treino de Mar.
A concretização dos três ciclos é atravessada por uma componente de “Projeto”, a desenvolver pelos alunos, que poderá ser apresentado no final para respetiva defesa e aprovação pelo júri (constituído por uma equipa de Professores da UP) o aluno terá direito a seis créditos a atribuir pela U.Porto.
O tema geral da Campanha de 2014 da UIM é “A Península Ibérica Costa a Costa. Valorização dos Ecossistemas Marinhos” surgiu da parceria UIM com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e incorporada na Iniciativa Gulbenkian Oceanos (IGO), lançada este ano pela FCGe que visa contribuir para a proteção, conservação e boa gestão dos oceanos e dos ecossistemas marinhos.

 

Lomac