akzonobel

Conferência sobre monitorização dos oceanos no Porto a 4 e 5 de Dezembro

engineered feup 320Nos dias 4 e 5 de Dezembro decorrerá, no Porto, a “‘Environmental Monitoring and Surveillance Challenges, Solutions and Opportunities (EMS2014)”, uma conferência que irá reunir a comunidade científica na área da monitorização dos oceanos.

Organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o apoio do Ministério da Agricultura e do Mar através da Direção Geral de Política do Mar (DGPM), este evento conta com personalidades nacionais e internacionais na área da vigilância e monitorização marítima e que pretende discutir os desafios, tecnologias e dificuldades operacionais destes ramos de atividade.

É uma iniciativa essencialmente dirigida a investigadores do domínio da robótica, teoria de controlo, inteligência artificial, ciência da computação, engenharia elétrica e mecânica que pretende lançar o debate para estabelecer as prioridades de investigação e fomentar a cooperação internacional. A Embaixada da Noruega em Portugal estará representada na sessão de abertura e o evento contará ainda com a participação de João Fonseca Ribeiro, Diretor-Geral da DGPM.
A conferência será realizada no âmbito do lançamento do concurso do EEA Grants na área de sensores inteligentes, plataformas de monitorização e casos de teste de interoperabilidade, integrada no programa de Gestão Integrada das Águas Interiores e Marinhas.
O EEA Grants é um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) através do qual a Noruega, Islândia e o Liechtenstein financiam diversas áreas prioritárias de ação junto dos países beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia.
O encontro está organizado de forma a promover a participação, interação e networking entre todos os participantes, com oportunidade de assistir a um conjunto de palestras, oferecendo um conjunto de palestras de especialistas com provas dadas em matéria de investigação e criação de tecnologia ligada aos oceanos, seguidas de momentos de reflexão entre todos. É ainda esperado que a audiência participe ativamente não apenas nos seus temas de especialização, mas em todas as apresentações que vão desde a ciência e tecnologia, física, biologia, geologia e oceanografia química, genética, bio-diversidade, toxicologia, microbiologia, entre outros.
As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Lomac