akzonobel

Achado Arqueológico ao Largo de Leixões

foto ancora 1No passado dia 21 de Setembro, foi apanhada uma âncora muito antiga pelas redes de um arrastão não identificado, da praça de Leixões, que inicialmente se supôs, pela natural ausência de avaliação científica, poder pertencer a uma nau ou galeão do século XVI ou XVII.

O achado foi participado à Autoridade Marítima – Capitania do Porto de Leixões, que a mantém sob a sua guarda, em local não divulgado. Pela importância arqueológica que se julga merecer, foi participado oficialmente o achado ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico - IGESPAR.
Por força do interesse que a âncora aparenta ter e pelo cuidado com que foi tratada, visto ser a que se encontra melhor preservada, quando comparada com as duas outras âncoras encontradas este ano, uma na baía de Cascais e outra no Algarve, é previsível que um membro do Instituto se desloque a Leixões, para uma prévia análise da peça agora encontrada.
As notícias de navios afundados na idade média no norte do país são escassas, muito embora haja referências ao naufrágio da nau Damão, da carreira da Índia, em 1733, e uma outra de uma caravela espanhola, naufragada em 1550, devidamente notificada pelo capitão do navioAlonso Andrés, conforme participação que se encontra no Arquivo de Protocolos, em Sevilha. Ambos os navios naufragaram por motivo de mau tempo, na área designada por “Mar da Póvoa de Varzim”.

 

Lomac