akzonobel

Troféus Excellens Mare entre Jovens

1 farolTroféus Excellens Mare foram acolhidos no farol de Montedor, em Viana do Castelo, por jovens atletas de modalidades náuticas, por pescadores, pela autoridade marítima, pela marinha e por autarcas. Os Prémios Excellens Mare, promovidos pela PwC, são um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, no reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do Mar.

“O reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do mar é fundamental para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e no Mundo. A sinalização e o reconhecimento de casos de sucesso e de referência no âmbito das atividades do mar, para além de serem um ato de justiça em relação a quem dedica o seu talento ao crescimento azul, são fundamentais para reforçar a motivação de pessoas e de equipas que pretendam dar o seu continuado contributo para a valorização sustentável dos recursos do mar.” – afirma Miguel Marques, Presidente do Júri Excellens Mare, “Os premiados Excellens Mare são exemplos a seguir, por isso, nada melhor do que um farol para acolher a exposição permanente de réplicas dos troféus atribuídos até ao momento. O objetivo é que a excelência no mar tenha também uma casa onde os jovens possam encontrar símbolos de talento que são referência a seguir.” – conclui.
No sábado, dia 10 de março, foi aberta ao público, no farol de Montedor, em Viana do Castelo, a exposição permanente dos Troféus Excellens Mare. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo José Maria Costa, pelo Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte Capitão-de-Mar-e-Guerra Rodrigues Campos e pelo Presidente do Júri Excellens Mare Miguel Marques. Assistiram também à sessão de abertura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo Vítor Lemos, o Capitão do Porto de Viana do Castelo Capitão-de-Fragata Pato Risso, o Presidente da APMSHM – Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar Mestre José Festas e uma centena de pescadores e de jovens estudantes e atletas de desportos náuticos que tiverem a oportunidades de conhecer a história dos Premiados Excellens Mare e do Farol de Montedor. Curiosamente, em dia de tempestade Félix, após uma noite bastante agitada, durante toda a cerimónia uma, espetacular e solarenga, aberta brindou os participantes, que puderam contemplar a fantástica vista que o topo do farol proporciona.
Poderão ser encontrados na exposição a réplica dos troféus entregues a Garrett McNamara, a Mário Ruivo, a José António Correia, ao projeto Pristine Seas – National Geographic, Museu Marítimo de Ílhavo, ao projeto Náutica nas Escolas e Centro de Mar de Viana do Castelo, ao  Comando Naval (Marinha Portuguesa), às Áreas Marinhas Protegidas Madeira (SPNM), ao Campus da Horta da Universidade dos Açores e à APMSHM – Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, entre outros.

Anualmente são atribuídos os Prémios Excellens Mare, na Gala Excellens Mare, que se realiza na cidade da Figueira da Foz e que acolhe mais de 500 convidados que honram com a sua presença os sete premiados de cada edição nas categorias: Navigare Mare, Athletice Mare, Natura Mare, Scientia Mare, Indentitas Mare, Valoris Mare e Excellens Mare. Este ano a Gala Excellens Mare irá ter lugar no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, no dia 14 de abril.

 

Lomac