akzonobel

Começaram as obras de Desassoreamento do Portinho de Vila Praia de Âncora

f3 portinho hpDeram início as dragagens do Portinho de Vila Praia de Âncora, uma obra esperada ansiosamente pela comunidade local dos pescadores, impedidos de sairem e entrarem a barra com segurança, devido a estar cheia de areia e que se prevê estar agora pronta antes da primavera.


O portinho foi construído em 2003, mas desde o início que não satisfez os pescadores, os quais são os que melhor do que ninguém conhecem as correntes, a força do mar e a deslocação das areias nos fundos. Eles são os primeiros a saber qual a forma de resolver os problemas que o mar pôe. O maior erro dos decisores políticos, é que a grande maioria destas obras e a orientação dos molhes são projetados e construídos sem consultar os pescadores. Veja-se o que aconteceu em Sines, tem acontecido em Sagres e está a acontecer igualmente em Vilas Praia de Âncora.
Assim, este portinho, desde que foi construído, é a quarta vez que está a ser desassoreado. Devido ao frequente assoreamento da barra e do interior do porto, os pescadores veem-se constantemente impedidos de sairem para a faina.
Vasco Presa, presidente da associação dos pescadores profissionais e desportivos de Vila Praia de Âncoraa afirma “havia um porto antigo, construído em mil e oitocentos e tal, que estava melhor concebido”. Recordando as questões levantadas com o portinho, acrescentou “os erros do projeto foram logo apontados de início, mas não nos quiseram ouvir e agora o prejuizo que esta situação tem causado aos pescadores já levou muitos a abandonarem a actividade e os barcos de pesca ao espadarte acabam por ir descarregar à lota de Vigo, agravando ainda mais a economia local”.
O desassoreamento chegou a ser anunciado pelo Governo para maio ou junho de 2011 mas, mais uma vez nada se fez e só agora as obras arrancaram.
A conclusão dos trabalhos vai depender das condições do mar mas, segundo os responsáveis pela obra, o desassoreamento deve ficar concluído antes da primavera.

 

Lomac