barra-surf

 

akzonobel

Hóquei Subaquático com 100 atletas na 1ª Etapa do Nacional e Circuito Open 2013

piscinascoimbra hpA Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas realizou a primeira etapa do Campeonato Nacional em simultâneo com primeira etapa do Circuito Open, ambas relativas à época desportiva 2012/2013 da sua modalidade de Hóquei Subaquático, nos dias 16 e 17 de Fevereiro de 2013, no complexo de piscinas Olímpicas de Coimbra.


Estas duas provas tiveram a particularidade de se terem realizado em simultâneo numa Piscina de 50 metros dividida em dois campos, o que permitiu a realização de 45 jogos no fim-de-semana, com cerca de 100 atletas em permanência no recinto de competição.
No Campeonato Nacional estiverem presentes seis equipas cuja classificação foi a seguinte: Em primeiro lugar ficou o Clube Natação da Amadora – CNA; segundo lugar o clube Aquacarca; terceiro lugar o estreante clube Eixo e Ação; quarto lugar o clube Sharks de Coimbra; quinto lugar o Clube Zupper A de Ermesinde e em Sexto lugar o Núcleo Subaquático de Coimbra-NSCBR.
O Circuito Open ficou marcado pela presença de duas equipas Espanholas – Madrid e Sevilha, que trouxeram a esta competição uma mais-valia em termos de nível competitivo. Nesta prova a equipa de Madrid destacou-se, classificando-se em primeiro lugar, só com vitórias, seguidas das equipas nacionais do CNA e Aquacarca.
Este é o primeiro ano que a FPAS estreia este modelo competitivo que realmente é um desafio às capacidades de organização da Comissão de Hóquei Subaquático e um estímulo à participação e troca de experiências entre atletas desta modalidade de equipa praticada em apneia numa piscina.
De destacar ainda o comportamento de todos os atletas dentro e fora de água, pela atitude exemplar de solidariedade e desportivismo. Também para eles foi uma vivência competitiva extraordinária já que a intensidade e quantidade de jogos disputados trouxe um nível de exigência elevado para todas as equipas.
Outro aspeto importante foi a inclusão de jogos de preparação amigáveis com a Seleção Elite Feminina que está a fazer a sua preparação para o Mundial 2013 a realizar na Hungria – EGER – em finais de Agosto. Foi uma excelente oportunidade para colocar estas atletas em treino conjunto, a par dos estágios regulares que tem realizado.
Neste evento desportivo esteve presente o Presidente da FPAS – Ricardo José, que fez um balanço muito positivo pelo fato da logística que a FPAS conseguiu montar ter garantido, em conjunto com as instituições locais que colaboraram na organização, que tudo corresse dentro do programa e horários previstos.
O Diretor Técnico Nacional da FPAS – João José também acompanhou de perto a competição e realçou a adesão e colaboração dos clubes e atletas, bem como pelo nível competitivo conseguido pelas equipas.

 

Lomac