barra-surf

 

akzonobel

Natação com Barbatanas e Natação Pura em Viana do Castelo

nb hpA Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, FPAS, realizou o I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia, em Natação com Barbatanas e Natação Pura, na vertente Águas Abertas, no dia 9 de Agosto de 2014, em Viana do Castelo com a colaboração com a ANMinho-Associação de Natação do Minho.
Esta competição foi pioneira em Portugal porque juntou pela primeira vez numa só prova as modalidades de natação e natação com barbatanas, proporcionando a todos os participantes uma experiência diferente e motivadora, e a todos aqueles que assistirem um espetáculo mais rico e entusiasmante.
A FPAS associou um evento desportivo às tradicionais festas da Srª. D’Agonia, rainha das romarias de Portugal, que se realiza habitualmente em meados do mês de Agosto e que concentra multidões, cerca de um milhão de pessoas, à capital do Alto Minho.
Esta competição destinou-se a todas as pessoas, de ambos os sexos, com condição física necessária à participação neste tipo de atividade, bem como a atletas federados na FPAS e na Federação Portuguesa de Natação.
Foi objectivo da FPAS realizar um evento de impacto, capaz de projetar Portugal na rota das grandes organizações desportivas da modalidade; promover o Turismo, contribuindo para a divulgação do património Histórico e Natural de Portugal; dar a conhecer a cidade de Viana do Castelo e as Festas da Srª da Agonia; dinamizar as atividades náuticas e divulgação do potencial da cidade, que apresenta todas as características necessárias para se alicerçar como “cluster” náutico; potenciar o desenvolvimento da Natação com Barbatanas, Natação de Águas Abertas e da prática desportiva.
Na prova de Natação com Barbatanas participaram 6 atletas femininos e 6 masculinos.
Em femininos, foi Luana Alves a vencedora com 15m:48s:09, seguida das manas Jerónimo, Patrícia Jerónimo e Inês Jerónimo com 18:17:36 e 19:12:57.
Em masculinos a vitória foi para Ricardo Rego com 15:44:39, ocupando os lugares imediatos João Serra – 17:05:14 e Nuno Silva – 22:38:16.
O balanço deste “I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia” foi muito positivo para todos quantos participaram e também para a organização.

 

Lomac