barra surf

Miguel Martinho Campeão Europeu de Windsurfing

320 f1miguelmartinhofrentenoeuropeuMiguel Martinho sagrou-se Campeão da Europa de Formula Windsurfing, em prova que terminou no dia passado dia 5 na Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. O português foi 3º e 1º nas duas últimas regatas e acabou com 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o francês Valentin Brault.


A magnífica Baía da Praia da Vitória acolheu da melhor forma o Campeonato da Europa de Formula Windsurfing onde participaram vinte velejadores.
Miguel Martinho foi o grande destaque do numeroso contingente nacional, vencendo quatro regatas, e sendo segundo e terceiro nas restantes dos dois primeiros dias de prova e depois um 4º e 5º no terceiro dia. Com este resultado, o atleta algarvio assumiu a liderança do campeonato logo no segundo dia de prova. “Estou surpreendido por estar em primeiro lugar. Não tenho treinado muito mas está a correr bem”, afirmou.
Martinho assume que quer ser Campeão da Europa: “O meu objectivo é ganhar. Os franceses e o italiano são fortes mas quando vimos para uma prova é para ganhar. Não vou pensar em tácticas conservadoras para os próximos dias, até porque não é meu hábito e pode condicionar-me em termos de nervosismo. Vou tentar fazer as minhas regatas e não me preocupar com os adversários”, conclui.
Com o título alcançado nos Açores, Martinho pensa já nos próximos campeonatos: “Aqui, cumpri o meu objectivo, agora a seguir vem o mundial na Croácia, onde espero alcançar um excelente resultado na geral absoluta e sagrar-me campeão na classe Master”, afirma o novo Campeão da Europa.
O francês Valentin Brault e o italiano Marco Begalli fecharam o pódio.
A restante frota portuguesa terminou nos seguintes lugares: 7º Vasco Chaveca, 8º José Ribeiro, 11º Pedro Borges, 12º Marco Sousa, 13º Marco Gil Morais, 14º Marco Soveta, 15ª Margarida Gil Morais, 16º Rui Leal, 17º João Pedro Santos, 18º Mário Lima e 19º André Videira.