barra surf

Miguel Blanco e Camilla Kemp campeões do Allianz Ericeira Pro

1 proeriMiguel Blanco e Camilla Kemp sagraram-se este domingo os campeões do Allianz Ericeira Pro. O terceiro e último dia da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2018, o circuito que define os campeões nacionais de surf, disputou-se em condições desafiantes (ondas de 3 a 4 metros) em Ribeira d’Ilhas e no final assistiu-se a uma estreia a vencer na Liga e a uma reedição da vencedora desta mesma etapa em 2016.
A final masculina colocou frente-a-frente Gony Zubizarreta e Miguel Blanco. O surfista galego tinha do seu lado a experiência e conhecimento local – reside há vários anos na Ericeira -, mas o jovem surfista da Linha tinha como objetivo chegar à primeira vitória na Liga, naquela que era a quarta final consecutiva que alcançava no circuito.
A indecisão na final reinou até aos últimos segundos e Blanco acabou por vencer graças a uma onda de 4,25 pontos (em 10 possíveis). Após cinco segundos lugares, Miguel Blanco subiu ao lugar mais alto do pódio. 
A final feminina também foi disputada com ondas bem grandes e exigentes, o que dificultou a tarefa das finalistas. Camilla Kemp acabou por vencer com apenas uma onda de 3,5 pontos (em 20 possíveis), contra 1 ponto da algarvia Yolanda Hopkins, que fez na Ericeira a terceira final na Liga – no ano passado já havia sido finalista vencida em Ribeira d’Ilhas.  
Esta foi a sexta vitória de Camilla Kemp na Liga MEO Surf e a segunda na Ericeira. Um triunfo que deixa Camilla bem lançada na luta pelo título nacional. 
Com estes triunfos Miguel Blanco e Camilla Kemp não só assumiram a liderança da corrida aos títulos nacionais de 2018, como ainda ficaram na frente da luta pela Allianz Triple Crown – conjunto de três etapas, que tem um prémio anual de 6 mil euros.
A próxima etapa da Liga MEO Surf 2018 acontece no Porto. O Renault Porto Pro realiza-se entre 4 e 6 de maio e vai levar os melhores surfistas nacionais ao norte do país.
 
Resultados finais:
Final masculina: Miguel Blanco 5,15 pontos vs Gony Zubizarreta 2,50 pontos
Final feminina: Camilla Kemp 3,5 pontos vs Yolanda Hopkins 1 ponto
Ericeira Best Surfer: Gony Zubizarreta e Francisca Veselko
Somersby Onda do Outro Mundo: Miguel Blanco, 9 pontos (1.ª ronda)