barra surf

Na China Cup, Frederico Morais em 6º e Portugal 8º

fredericomorais hpPortugal não conseguiu ultrapassar o mau arranque de prova nem as péssimas condições de mar em que a China Cup 2013 foi realizada, com ondas muito pequenas e inconsistentes, tendo mesmo o local de prova sido transferido devido à falta de ondulação.


Com tudo isto, Frederico Morais foi mesmo a excepção, tendo conseguido, com o seu surf, chegar ao sexto lugar, enquanto os restantes portugueses, Vasco Ribeiro,
Eduardo Fernandes e João Guedes, não passaram a primeira ronda de repescagens.
A soma de resultados e de pontos foram insuficientes para guindar Portugal acima do oitavo e último lugar da competição, até porque na competição feminina, Carina Duarte e Maria Abecassis, também não conseguiram ultrapassar a primeira ronda de respescagens.
A China Cup 2013 foi vencida pela Austrália e o Brasil e o Havai fecharam o pódio.
Quanto a Frederico Morais, designado pelas circunstâncias ponta-de-lança das
aspirações nacionais, passou brilhantemente, em primeiro, a meia-final de qualificação, mas não logrou o mesmo na final de qualificação, batido pelo brasileiro Michael Rodrigues e pelo australiano Mitchel Crews, os quais no final haveriam de ser, respectivamente, o vencedor e segundo classificado da China Cup. Frederico foi assim relegado para a repescagem, onde foi eliminado, classificando-se num honroso sexto lugar.
A competição masculina foi ganha por Michael Rodrigues, enquanto Mitchel Crews arrecadou a medalha de prata. O francês Vincent Duvignac foi medalha de bronze e outro australiano, Connor O'Leary, foi quarto na final.
Na competição feminina, Carina Duarte e Maria Abecasis não conseguiram passar a primeira ronda de repescagem. No heat decisivo foram eliminadas pela francesa Johanne Defay que venceu e pela japonesa Hinako Kurokawa que terminou em segundo, Carina foi terceira e Maria ficou em quarta.
A melhor surfista da China Cup 2013 foi a australiana Philippa Anderson, numa final
Austrália-Havai. A havaiana Alessa Quizon foi segunda, outra australiana, Nicola Van Dijk ficou com o bronze e Nage Melamed, também do arquipélago onde nasceu o surf, foi quarta.

 

Classificações
1º Austrália    13.000 P.
2º Brasil         11.718 P.
3º Havai         10.140 P.
4º França        9.836 P.
5º Japão         9.320 P.
6º USA           8 570 P.
7º Peru          8.270 P.
8º Portugal     8.242 P.