barra surf

Na Nazaré Garrett McNamara surfou uma onda com 34 metros, mas desceu cerca de 40

onda nazare hpDepois de descer talvez até mais de 40 metros, o surfista Garrett McNamara aguarda agora a decisão dos peritos norte-americanos para saber se bateu ou não o seu próprio recorde, com 34 metros e entrar, mais uma vez, para o livro do Guiness.


Para confirmatr o feito de Garrett McNamara, especialistas da Faculdade de Motricidade Humana, de Lisboa, mediram as duas ondas surfadas na Nazaré em 2011 e agora em 2013, recorrendo ao mesmo programa informático e usando como referência a base da onda. Assim, concluíram que a onda de 28 de Janeiro de 2013 tinha 34 metros, enquanto a de 2011 tinha 31 metros.
Porém, o surfista do Havai desceu ainda mais, até à cava da onda e provavelmente chegou ou passou mesmo os 40 metros. No entanto só contará a medição feita até à base da onda.
Os peritos norte-americanos estão também a analisar a onda, vão medir a altura a partir da imagem captada no momento, utilizando o surfista como referência. Só depois é que o livro dos recordes do Guiness poderá incluir de novo o nome de McNamara como o surfista que venceu a maior onda do mundo.