barra-vela1.jpg

Vela Solidária em Lagos e Portimão

vela solidaria hp

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que tem como missão possibilitar ás crianças e jovens mais desfavorecidos e a pessoas com deficiência física ou portadoras de deficiência ou doença mental, a prática da vela.


A Teia D’Impulsos, Associação Social, Cultural e Desportiva assume esta iniciativa como uma responsabilidade social e educativa que entende ser determinante na construção de uma sociedade desenvolvida e que venha a potenciar o espirito de solidariedade, o empreendorismo e a inovação.
A pressecução destes objectivos assentará em vários subprojectos bem como na implementação de vários núcleos de Vela Solidária, nomeadamente em Portimão e Lagos no território nacional, sendo que a sua base ficará sediada em Portimão.
Trata-se de um projecto que teve início em Fevereiro de 2010 e que hoje, com dois anos de actividades realizadas, contrariando os mais septicos, rompendo as resistências institucionais, superando as carências financeiras, materiais e humanas, a Vela Solidária orgulha-se de ter envolvido nas suas actividades quatro instituições privadas e duas instituições públicas, perfazendo mais de 120 participantes, em 126 actividades (aulas).
Para a concretização destas actividades foram necessárias, 500 horas de voluntariado, 10 voluntários, 2 embarcações de cruzeiro e 15 parceiros privados.
Em 2013 a Vela Solidária continuará a dar resposta aos jovens mais carenciados, com a continuação das actividades com a Casa da Nossa Senhora da Conceição e com o Lar Bom Samaritano.
Em Portimão e já em 2013, entrou em funcionamento Escola de Vela Adaptada com o “Andar à Vela”, que tem como principais objectivos abrir novos horizontes e criar oportunidades na área do desporto adaptado, no barlavento algarvio.
Entrará também em funcionamento o núcleu de Vela Solidária de Lagos que desenvolverá actividades para as crinaças do Lar de Jovens e utentes da Unidade de Reabilitação Profissional do CASLAS.
Todas as actividades, desenvolvidas pela Vela Solidária, têm como principal premissa possibilitar experiências positivas e marcantes que contribuam para a melhoria do estado mental e físico dos utentes, de instituições que se associem a este projecto.
O lançamento da Vela Solidária irá ocorrer nos dias 2 e 3 Março em Lagos e Portimão.
Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..