barra-vela.jpg

Campeões Coroados em Prova Complicada

dsc hpO XXIV Campeonato de Portugal de Vela de Juniores e Absoluto terminou no Sábado dia 30 de março em Viana do Castelo, depois de mais um dia sem regatas. O estado do mar impediu que as frotas de Laser 4.7, Laser Radial e 420 pudessem passar a barra de Viana.

A organização foi da Federação Portuguesa de Vela e do Clube de Vela de Viana do Castelo.
A barra de Viana do Castelo foi adversária de monta para as frotas do XXIV Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, impedindo a realização de regatas no 4º e último dia de prova.
Desta forma, os campeões foram consagrados numa cerimónia de entrega de prémios em que marcaram presença os Presidentes da Federação Portuguesa de Vela, José Manuel Leandro, do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, entre outras individualidades.
Em 420, título absoluto para João Pestana/Tomás Marques, do Clube de Vela Atlântico, seguido de Manuel Cunha/José Cunha, do Yate Clube do Porto e de Diogo Pereira/Pedro Cruz, do Clube Naval de Cascais, que conquistaram o ceptro júnior. Diogo Costa/Pedro Costa, do Clube de Vela Atlântico e João Prieto/João Westwood, do Clube Naval de Cascais, foram 2º e 3º, respectiva-mente.
No sector feminino, triunfo absoluto de Joana Azevedo/Marta Paquete, do Sport Club do Porto. Filipa Mariz/Marta Melo, do Clube de Vela Atlântico foram segundas e arrecadaram o título júnior. Enquanto Teresa Camelo/Helena Oliveira, do Clube Naval de Cascais, foram terceiras da geral e segundas entre as juniores. Joana Queiroga/Maria Espinar, também do Clube Naval de Cascais, fecharam o pódio júnior.
Miguel Gomes, do Clube Naval de Sesimbra, venceu em Radial Masculino. Santiago Sampaio, do Clube Naval de Portimão, foi segundo em absoluto e ganhou nos Juniores e Pedro Roque, igual-mente do Clube Naval de Portimão, foi terceiro. Nos Juniores, segunda posição para Pedro Correia, do Clube Naval do Funchal e terceiro lugar conquistado por Martim Anderson, do Sport Algés e Dafundo. Carolina João, do Sport Algés e Dafundo, foi a primeira feminina, seguida por Catarina Viegas, do Clube de Vela de Lagos e de Beatriz Lopes, da Associação Naval do Guadiana.
Em 4.7, Tomás Martins, Sport Algés e Dafundo, superiorizou-se a João Rodrigues e Jack Cookson, ambos do Clube de Vela de Lagos. Marta Roque, do Clube Naval de Portimão, levou a melhor sobre Maria Pereira, do Sport Club do Porto e Rita Fiadeiro, do Clube Naval de Cascais.