barra-vela1.jpg

 

akzonobel

Douro Marina recebe La Solitaire du Figaro

la solitaire du figaro portoA 44ª edição da mítica Solitaire du Figaro, vai passar pelo Porto. Pela primeira vez na sua história, a regata toca Portugal continental ficando os Figaro Bénéteau 2, entre 6 e 8 de junho, na Douro Marina.


A prova que tem início em Bordéus, França, conta 42 skyppers destacando-se o nome do segundo classificado na Vendée Globe, Armel Le Cléac’h, no Banque Populaire.
A marina nortenha marcará o final da 1ª etapa da prova, que será a mais longa, com uma distância de 1938 milhas entre Bordéus e o Porto. Os velejadores permanecerão na marina durante esses dois dias onde poderão descansar, receber massagens e fazer algum treino funcional na salas para o efeito situadas no edifício da Douro Marina.
Depois do merecido descanso, sairão às 12h00 de dia 8 rumo a Gijon, Espanha. A Solitaire du Figaro passará ainda pelas localidades gaulesas de Roscoff e terá o seu final em Dieppe, a 26 de Junho.

A competição é, como o próprio nome indica, feita por skippers solitários em Figaro Bénéteau 2, de 10 metros. Somente os barcos que cumpram o regulamento de monotipo da Classe Figaro Bénéteau em vigor, são admitidos na prova.
A prova disputa-se por etapas, sendo cada uma delas uma prova. O tempo de classificação de cada etapa bem como os tempos obtidos na classificação geral atribuem pontos para o Campeonato de França de Provas em Solitário. São 42 velejadores mas somente uma mulher ao leme de um dos barcos. Claire Pruvot, de 36 anos, participa pela primeira vez nesta prova e tentará igualar a perícia e a resistência masculina.

 

Lomac