barra-vela.jpg

Vendée Globe 2012/13: Trio de Lideres entra no Índico

banquepopulairenovamentelider hpA passagem pela Porte d'Aiguilles e a entrada no Oceano Índico, foi extremamente emocionante, com três veleiros alternando na liderança, Jean-Pierre Dick no “Virbac Paprec”, François Gabart no “MACIF” e Armel Le Cléac'h, no “Banque Populaire”, sempre enfrentando mar agitado e ventos de diferentes quadrantes, a obrigar a mudanças constantes de bordos e de rumo.


Depois de liderar a regata durante três semanas, Armed Le Cléac’h passou a ver dois veleiros à sua frente, que passaram vindos de Oeste com mais vento. Porém, já com o mesmo vento, voltou a passar os adversários e está novamente à frente a escassas 50 milhas de distância.
Com vento de Oeste entre os 18 e 20 nós de velocidade, o grupo da frente, agora constituído apenas por cinco veleiros, com o “Cheminées Poujoulat” a 70 milhas e o “Hugo Boss” a 200 milhas, navega igualmente a velocidades de 18 e 20 nós.
O próximo ponto de passagem agora é Crozet que se encontra a 860 milhas.O último dos treze veleiros em prova continua a ser o “Team Plastic”, que está a 2.300 milhas do lider.