barra-vela.jpg

Vendée Globe 2012: Mais um Voador Bate Recorde no Índico

macifbateurecord hpFrançois Gabart no “Macif” está novamente na liderança no Índico, após bater o recorde de velocidade à média de 22,3 nós e fazer 545,3 milhas em 24 horas e vai agora, milha a milha, trocando repetidamente de posição, a disputar a frente da regata com Armel Le Cléac'h, no ”Banque Populaire”.


A Vendée Globe está a tornar-se uma regata à volta do mundo extremamente rápida, com a frota da frente dos veleiros de 60 pés a fazerem corridas entre eles e proporcionarem médias muito elevadas.
François Gabart, de 29 anos, é visto como um dos velejadores mais talentosos de sua geração, ele é o mais jovem skipper na regata e curiosamente é um novato na vela em solitário no Oceano do Sul. Ao bater o recorde, definiu assim o ritmo verdadeiramente alucinante em que vai a navegar:
"O piloto automático está muito bem, o barco está perfeitamente equilibrado e por isso eu não preciso de me preocupar com isso. O que me permite navegar rapidamente e sem esforço. Talvez as minhas configurações de vela sejam diferentes das do Armel. Eu estou navegando a 22/26 nós e penso que devo continuar assim por mais algumas horas.”
Depois de ver passar o “Macif”, Armel Le Cléac'h, no “Banque Populaire” conseguiu manter-se atrás a pequena distância, mas foi sempre aumentando ligeiramente a velocidade e vai a 21,3 nós com o seu adversário a fazer 21,1 nós. Acabou por passar outra vez para a frente e leva agora a vantagem de apenas 8 milhas.
O terceiro francês na luta da liderança é o  “Virbac Paprec”  de Jean-Pierre Dick,  que vai a 87,4 milhas do líder.
Na quarta posição mantém-se o suíço Bernard Stamm no “Cheminées Poujoulat” a 121 milhas e em 5º navega o “Hugo Boss” do inglês Alex Thomson, a 148 milhas do primeiro.
Em último continua na 13ª posição o “Team Plastique” a 3.010 milhas