barra-vela.jpg

Vendée Globe 2012/13: A Oeste da Austrália, Macif e Banque Populaire fugiram da frota

macifafrente hpAo longo das últimas 24 horas, a velocidade dos lideres da regata, o Macif e o Banque populaire, foi da ordem dos três a seis nós mais rápidos que os restantes onze veleiros ainda em prova, estando nitidamente a afastarem-se de todos eles no rumo da marca de passagem do Leste da Austrália.


Desde que entraram no Oceano Índico navegam juntos há seis dias consecutivos e agora os líderes fugitivos da regata, vão passar na longitude de Cabo Leeuwin a SW da Austrália e em rápida navegação, rumo passagem leste da Austrália, que se encontra a cerca de 1.400 milhas.
A diferença entre Cabart no “Macif” e de Le Cléac'h no “Banque Populaire” é de 25 milhas, uma diferença insignificante.
Ambos estão a receber ventos de SW com 21/23 nós de velocidade, mas o “Macif” com mais dois nós de vento que o seu adversário e a fazer 20 nós de velocidade contra 18 nós do “Banque Populaire”, é provável que aumente mais sua ligeira vantagem.
No rumo que ambos levam vão encontrar ventos de 28/30 nós, portanto vai continuar a luta entre estes dois veleiros e veremos qual deles vai tirar mais partido do aumento do vento.
Em relação aos veleiros mais perto, o “Virbac Paprec”, com Jean-Pierre Dick, encontra-se a 335milhas de distância e o “Hugo Boss”, de Alex Thomson, vai agora a 540 milhas.