barra-vela.jpg

Vendée Globe 2012/13: “Cheminées Poujoulat” abrigou-se nas Ilhas Auckland

chmenine hpBernard Stamm no “Cheminées Poujoulat” que se encontra em 5º lugar a 1.231 milhas do lider, encontrou abrigo nas Ilhas Auckland, a 250 milhas ao sul da Nova Zelândia, no domingo de manhã, depois de desviar-se da sua rota no sábado para tentar fazer reparações no seu barco, com problemas nos hidrogeradores.


Depois de lutar com o mar para encontrar um local protegido, Stamm está agora ancorado em Sandy Bay, ao sul de Enderby Island, no nordeste do arquipélago que lhe ofereceu proteção contra o vento noroeste de 25nós. Ele relatou o avistamento de orcas e leões-marinhos.
As Ilhas Auckland eram o último local onde o velejador suíço poderia atracar e reparar o seu barco, pois tem à sua frente ainda 4.000 milhas de travessia do Pacífico para chegar ao Cabo Horn.
Desde que ele passou a costa de Portugal, Bernard Stamm tem tido sérios problemas com seus hidrogeradores. Ele disse "os sistemas que fornecem energia a bordo estão danificados e não são eficientes. As reservas de combustível estão diminuindo dia após dia e as baterias não carregam mais. Portanto, a possibilidade de utilizar o piloto automático ou o computador para as comunicações e previsões meteorológicas são limitados e torna a vida a bordo muito difícil”.
À frente de Thomson, Jean-Pierre Dick no “Virbac-Paprec” continua a voar, atingindo as velocidades mais rápidas da frota, 19,7 nós de durante a noite e fez 462,5 milhas nas últimas 24 horas. Durante esse tempo, ele ganhou cerca de 155 milhas ao líder e está em 3º, agora 442,8 milhas atrás.
François Gabart no “Macif” e Armel Le Cléac'h no ”Banque Populaire” continuam juntos com uma ligeira vantagem de 6 milhas para o Macif e ambos a fazer velocidades de 19/21 nós.
Até à passagem da porta Pacific West que se encontra a cerca de 750 milhas o vento vai subir para 26/28 nós e a progressão será ainda mais rápida para os da frente.
O último, em 13º lugar, continua o “Team Plastique” que se encontra já a uma distância de 4.500 milhas dos da frente.