barra-vela.jpg

 

akzonobel

Suspense quanto ao líder voltou, à passagem pelos Açores

f2 virbrac hpDepois do terceiro classificado ter perdido a quilha e ficar de fora da luta, é difícil saber com certeza o que está realmente a acontecer na mente da dupla que vai à frente. Uma coisa é certa, a batalha será dura até ao final. Faltam pouco mais de 1.200 milhas para a chegada a Les Sables d'Olonne e ambos estão ainda mais em condições de vencer a 7 ª edição da Vendée Globe.


Tanto François Gabart no “MACIF” como Armel Le Cléac'h no “Banque Populaire”, passaram já pelo arquipélago dos Açores e ambos estão agora à espera de seguir mais rápidos, sendo possivelmente Gabart o primeiro a alcançar os ventos fortes de sudoeste que o levará talvez em ritmo acelerado para a vitória.
No entanto, Armel Le Cléac'h foi o mais rápido durante a última noite. O skipper do “Banque Populaire”, continua apontado numa rota mais direta e conseguiu recuperar bastantes milhas das que tinha perdido ontem. Ele vai um pouco mais a sul e o atraso é agora de apenas 88 milhas atrás François Gabart.
Espera-se um vento de sudoeste, de cerca de 20 nós, para empurrar para a frente os dois veleiros, pelo menos até La Coruña, Espanha.
A pressão está em Armel Le Cléac'h no “Banque Populaire”, para evitar erros e ser cuidadoso em todas as manobras, para conseguir aproximar-se mais do seu adversário.
Entretanto, Jean-Pierre Dick skipper do “Virbac-Paprec”, que navegava na terceira posição, comunica que o seu barco perdeu a quilha, a cerca de 500 milhas a noroeste de ilhas de Cabo Verde. À noite, pelas 23 horas, numa rajada de vento o barco quase se vira e Dick, depois de folgar as velas e colocar o barco direito, verifica que o seu barco havia perdido a quilha. O skipper de Nice, estabilizou o veleiro e agora está velejando a 8 nós para os Açores.
“O meu sonho de um pódio na Vendée Globe, de repente, afundou ", lamentou Dick.
Alex Thomson no “Hugo Boss”, que tem sido o barco mais rápido nas últimas 24 horas, com 350 milhas percorridas, vai ultrapassar Jean-Pierre Dick e agarrar o terceiro lugar.Ele vai a cerca de 700 milhas dos da frente e leva de avanço uma distância de 1.500 milhas do “Syner Ciel” e do “Gamesa”, e também pode concluir a volta ao mundo em menos de 80 dias.

 

 

Lomac