3ª etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable: Lago Azul

23 Set, 2025 | Outros

O Lago Azul, na albufeira de Castelo do Bode, foi o palco escolhido para a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. A competição foi intensa e premiou os mais regulares na luta pelos principais títulos. Houve ainda um momento de inclusão com demonstrações de Wakeboard adaptado.

Numa organização da APW – Associação Portuguesa de Wake a terceira e última etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable decorreu este fim-de-semana (20 e 21 de setembro) nas águas do Lago Azul, um paraíso dos desportos náuticos situado na região Centro do país, na barragem de Castelo do Bode.

A competição contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões: Wakeboard Júnior (masculino e feminino), Wakeboard Open (masculino e feminino), Wakeboard Masters (masculino) e Wakeskate Open (masculino).  Tal como nas restantes etapas, foi utilizado um sistema de cabos com duas torres mecânicas que permite a prática destas modalidades de uma forma mais sustentável, dispensando a utilização do barco a motor.

Na classe rainha – o Wakeboard Open – Guilherme Braz superou a concorrência, mas o título acabou nas mãos de Xavier Segadães, graças à sua regularidade no campeonato. Em femininos foi Alice Faustino – também detentora do título de Wakeboard em barco – que voltou a dominar, juntando a vitória na etapa ao título de Campeã Nacional. Em Wakeboard Masters, a vitória foi para Emanuel Silva que se sagrou Campeão Nacional. Já no Wakeskate o domínio da etapa pertenceu a Daniel Braga, no entanto foi David Brito que conquistou o título. Na categoria de Wakeboard Júnior, Leonor Faustino e Lucas Rodrigues, foram os vencedores da etapa, levando assim os títulos de Campeões Nacionais de 2025. Destaque ainda para as demonstrações de Wakeboard adaptado – Sitwake – com o atleta Nuno Sobral, que mostraram que a modalidade é também inclusiva e acessível a atletas portadores de deficiência.

O Campeonato Nacional de Wakeboard Cable 2025 contou com três etapas e foi criado com o objetivo de promover o crescimento da modalidade em Portugal, procurando dar visibilidade ao talento nacional e incentivando novos praticantes. A terceira etapa foi organizada pela APW e decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica (Secção de Ski Náutico e Wake), contando com o apoio da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Destaque ainda para os apoios da Pet Maxi, Sosu e Laranja aos Cubos.

João Santos, da equipa da organização da APW, faz o balanço desta jornada: “Tenho a certeza que todos viveram uma jornada memorável, com grande nível competitivo e muita animação”.

Dispensando a utilização de um barco, as competições de Cable têm a sua origem nos anos 50 do século passado – altura em que nasceram na Alemanha os primeiros sistemas aplicados ao Ski Náutico. As vantagens face à vertente clássica com barco são várias, a começar pela sustentabilidade ambiental – uma vez que as emissões de carbono são residuais. O aparecimento dos cable parks trouxe um custo mais acessível, o que veio democratizar a prática do Ski Náutico e do Wakeboard.

CAMPEONATO NACIONAL DE WAKEBOARD CABLE 2025

CAMPEÕES NACIONAIS MASCULINOS

Wakeskate Open – David Ramos Brito

Wakeboard Open – Xavier Segadães

Wakeboard Masters – Emanuel Silva

Wakeboard Júnior – Lucas Rodrigues

CAMPEÃS NACIONAIS FEMININAS

Wakeboard Open – Alice Faustino

Wakeboard Júnior – Leonor Faustino

 

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept