Rolex Swan Cup reúne 170 iates em Porto Cervo nos 60 anos da Nautor Swan

16 Set, 2026 | Vela

A Rolex Swan Cup 2026 arrancou em Porto Cervo com uma frota de 170 iates Swan, representando mais de 90 modelos e várias gerações da produção da Nautor Swan.

A 23.ª edição do evento, organizada pelo Yacht Club Costa Smeralda em colaboração com a Nautor Swan e a Rolex, celebra este ano os 60 anos do estaleiro finlandês, fundado em 1966.

Considerada o maior evento de vela monomarca do mundo, a Rolex Swan Cup reúne em Porto Cervo armadores, tripulações e velejadores de diferentes gerações, num programa que combina competição, celebração e comunidade.

A frota integra modelos históricos e unidades recentes, cruzando seis décadas de desenho, construção e evolução da marca. Entre os barcos em destaque está o Tarantella, Swan 36-001 e primeiro Swan construído, recentemente restaurado, ao lado de unidades de maior dimensão como os Swan 128 BeCool e Raijin e o novo Swan 80 Elvi.

Também estarão presentes modelos emblemáticos como o Formosa, casco número 1000 da Nautor Swan, o Swan 48 Elan, quatro Swan 65 e dois Swan 651, reforçando a ligação entre a história do estaleiro e a sua produção actual.

A competição decorre em três divisões ClubSwan. A ClubSwan Spirit reúne 43 Maxi Swans e 50 iates Swan, incluindo uma divisão dedicada a armadores que pretendem competir mantendo os seus barcos em configuração de cruzeiro.

A ClubSwan Racing conta com 39 iates das classes ClubSwan 50, 43, 42, 36 e 28, além dos Swan 45, representando a componente mais competitiva da comunidade ClubSwan.

A ClubSwan Legacy junta 37 barcos desenhados por Sparkman & Stephens, Ron Holland e Frers. Pela primeira vez, estas diferentes gerações de design Swan competem em conjunto, dando expressão à herança do estaleiro.

Um dos momentos mais aguardados da semana será o “Dance of the Swans”, uma acção fotográfica que juntará toda a frota em redor da Isola dei Monaci, numa formação circular coreografada para ser captada a partir de helicóptero e drones.

A iniciativa é dedicada ao fotógrafo de vela Carlo Borlenghi e será complementada, na cerimónia de abertura, por uma interpretação artística da escola de dança de Arzachena, ligada à Royal Academy of Dance, de Londres.

Depois das regatas de treino, a competição oficial começa esta quarta-feira, 16 de Setembro e prolonga-se até sábado, 19 de Setembro. O programa social inclui encontros diários na Piazza Azzurra do Yacht Club Costa Smeralda, um Meet & Greet com Paul Cayard, jantar de armadores dedicado aos 60 anos da Nautor Swan e a Rolex Dinner Party.

A semana termina no sábado com a cerimónia final de entrega de prémios, que distinguirá os vencedores e a participação da frota.

Fundada em 1966, em Pietarsaari, na Finlândia, a Nautor Swan construiu mais de 2.350 iates entre 28 e 131 pés. A gama actual inclui as linhas Swan, Swan Maxi, Swan Alloy, ClubSwan, SwanScape e a divisão de motor, com os modelos Swan Shadow, Swan OverShadow e Swan Arrow.

 

 

Fotografias: Nautor Swan

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept