Porto de Lisboa debate relação entre mar, saúde e bem-estar no encontro Blue Mind

30 Out, 2026 | Economia do Mar

O Porto de Lisboa promoveu esta sexta-feira, 30 de outubro, na Gare Marítima de Alcântara, a quarta edição dos Encontros na Marina de Lisboa, dedicada ao tema “Blue Mind” e à relação entre a proximidade da água, o bem-estar e a qualidade de vida.

Integrado nas celebrações do 139.º aniversário do Porto de Lisboa, o seminário reuniu diferentes perspetivas ligadas ao mar, à saúde, à vela e ao desporto, partindo do conceito “Blue Mind” para refletir sobre a influência da água nas experiências pessoais, profissionais e de lazer.

Na abertura, o presidente da Administração do Porto de Lisboa, Vítor Caldeirinha, destacou a importância de aproximar as pessoas do rio e de promover a proteção da água, sublinhando também o contributo dos desportos náuticos para a cooperação, responsabilidade e confiança.

Vítor Caldeirinha anunciou ainda que o Porto de Lisboa pretende avançar em breve com o Laboratório Vivo da Marina, iniciativa destinada a envolver escolas, universidades e associações na promoção da biodiversidade e da educação ambiental.

“Queremos abrir o rio às pessoas e criar oportunidades para que participem na sua preservação, reforçando a ligação entre o porto, o rio e a cidade”, afirmou.

Um dos principais participantes no encontro foi Francisco Lufinha, que apresentou a experiência da volta ao mundo realizada com a mulher e os dois filhos a bordo do catamarã Zinga. A viagem, com início e fim no Porto de Lisboa, prolongou-se durante dois anos e quatro meses.

O velejador e kitesurfer trouxe ao seminário uma perspetiva centrada na vida familiar no mar e numa relação construída ao longo de vários desafios desportivos. Francisco Lufinha foi campeão nacional de kitesurf e realizou, entre 2013 e 2017, quatro desafios de longa distância em águas portuguesas.

Em 2021 atravessou sozinho o Oceano Atlântico num barco puxado por um kite, sem barco de apoio. Entre os seus registos está ainda uma viagem de 862 quilómetros entre Lisboa e a Madeira, realizada durante 48 horas sem paragens.

Seguiu-se uma mesa-redonda com Filipe Caldeira, médico, mergulhador e velejador, Luís Rocha, treinador olímpico de vela, Rui Alexandre, da Associação Labite, e Francisco Lufinha.

A conversa foi moderada por Bernardo Queiroz, diretor e sócio fundador da Terra Incógnita e do Mercedes-Benz Oceanic Lounge.

Ao reunir percursos ligados à medicina, vela, desporto e experiência pessoal no mar, o encontro procurou explorar diferentes dimensões da relação com a água e o seu contributo para o bem-estar e a qualidade de vida.

A quarta edição dos Encontros na Marina de Lisboa integrou assim nas celebrações do aniversário do Porto de Lisboa uma reflexão sobre a dimensão humana da relação entre o rio, o mar e a cidade.

 

Fotografia: Porto de Lisboa / APL

Temas

Advertisement MSC

Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept