Esta apresentação foi integrada no International Media Meeting 2018, em Düsseldorf, onde foi possível interagir com um grupo de jornalistas de 23 países e assistir a um programa muito preenchido.
As boas vindas ao IMM 2018, ficaram a cargo do Presidente da boot, Robert Marx e a abertura coube ao Managing Director da Messe Düsseldorf, Hans Werner Reinhard. O Director da boot, Petros Michelidakis fez a apresentação dos 50 anos e da nova campanha.
Seguiram-se as apresentações do fotógrafo/cineasta e mergulhador Português Nuno Sá, que mostrou imagens em primeira mão do filme, que está a produzir no âmbito da biodiversidade do Mar Português, com a Fundação Oceano Azul.
Foi ainda possível acompanhar duas conversas descontraídas e muito interessantes com a campeã do mundo de windsurf Sarah-Quita Offringa, da ilha de Aruba e Sönke Roevers, na Vela, que nos descreveu a viagem de circunavegação que realizou, com passagem pela Horta.
Emily Penn, activista marítima e defensora dos oceanos falou-nos do seu projecto e missão, na preservação dos oceanos e na protecção marinha.
O Networking foi extraordinário e com uma “pegada” internacional muito boa.
FOLLOW THE CALL
A campanha “FOLLOW THE CALL” está cheia de momentos mágicos. Momentos em que os fãs dos desportos aquáticos e da náutica seguem a sua paixão e a “chamada” da água. Pretende também fazer a ligação entre o logo da boot e a “chamada” da boot Düsseldorf.
São 11 imagens diferentes que ilustram o fascínio que esses momentos mantêm. Elas retractam cenas que emanam transcendência e paz, mesmo quando os seus personagens principais estão em acção. Momentos de contemplação, de reflexão interior, de estar completamente focado no aqui e agora.
As cenas são todas localizadas em destinos de sonho de fãs de desportos aquáticos e da náutica. Locais conhecidos, significativos ou desafiadores, desde a Antárctida até os trechos mais setentrionais da América do Norte. Locais que parecem ter sido criados, especificamente para despertar anseios nos telespectadores e convidá-los a partir, para seguirem a “chamada”.
Alguns exemplos como a Imagem “O Pescador”, cuja localização é no Parque Nacional de Yellowstone, EUA ou a imagem da canoa, na Antárctida, o “Windsurfer”, em São Francisco, EUA ou o “Mergulho”, em Palau, a “SUP”, nas Caraíbas, a “Superyacht”, em Kap Sounion, Grécia, “Kitesurf”, na Cidade do Cabo, a “Wakeboarder”, Cidade do Panamá, entre muitas outras. Há na campanha um cheiro e uma visão realmente mundial para um evento, que é cada vez mais global, com mais 72.000 visitantes estrangeiros em 2018. Os desportos aquáticos e s trend sports em particular são cada vez mais praticados e apelam a um público jovem, que inicia assim a sua relação com a água e que de forma natural faz a sua evolução para a Náutica. A boot vê de forma natural esta relação e estimula os mais jovens a interessarem-se por tudo o que esteja ligado com a água, não fosse a sua assinatura: 360º Água.