Pelo segundo ano consecutivo a zona da Pala recebe o desporto náutico motorizado, numa Região marcada por fortes tradições na modalidade que já foi palco de importantes competições Internacionais e Nacionais.
O programa deste G. P. arranca no sábado (20) com uma acção e etapa do Campeonato Nacional da Fórmula Futuro, destinada a jovens do Concelho, dos 8 aos 18 anos, divididos pelas cinco classes que compõem esta categoria, em função da idade e que, no ano findo, registou um recorde no número de inscritos, realidade que se espera ver repetida nesta edição.
Numa forte aposta da F.P.M, a Fórmula Futuro, tem como objectivo dinamizar a modalidade, privilegiando a Iniciação / Formação de jovens na modalidade, para que possam tornar-se em futuros pilotos das categorias de competição.
As embarcações utilizadas são semi-rigidos, com 3,4 metros de comprimento e motor de 8 a 15 cavalos. Para participar as regras básicas passam por saber nadar e ter gosto pelas actividades náuticas, sendo que nas classes 1, 2 e 3, os pilotos são sempre acompanhados por um monitor credenciado da F.P.M., enquanto estiverem em prova.
Já nas classes de competição em prova no Domingo, F4 (catamarans) e T850 (monocascos), espera-se a participação de cerca de duas dezenas de pilotos.
Nos T 850, após a vitória na etapa inaugural realizada em Caldas de Aregos/Resende, Tiago Évora parte para este Grande Prémio na liderança do Campeonato, numa etapa em que os jovens Álvaro Leite e Andreia Pereira entram nas águas do Rio Douro apostados em repetir a proeza de alcançar um lugar no pódio, mas com Luis Correia a prometer, mais uma vez, intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros.
De regresso à competição estão Pedro Viegas, António Gonzaga Ribeiro, Sebastião Rodrigues e os irmãos André e Inês Correia, sendo ainda esperada a presença de Diogo Câmara e Tiago Coito.
Na competição dos F4, solucionados os problemas mecânicos que afectaram os conjuntos de Luis Miguel Ribeiro e Luis Vila Verde impedindo-os de pontuar na jornada de abertura, prevê-se para este G.P. uma corrida plena de emoções fortes com Pedro Fortuna, actual Campeão Nacional e líder do Campeonato, a ter que contar com esta oposição de peso, à qual se juntam os regressados Paulo Raposo e Diogo Gonzaga Ribeiro.
Saliente-se, ainda, a participação de um piloto da “terra”, Arnaldo Magalhães, e de Rui Oliveira que transitou esta época dos T 850 para os catamarans.