O Clube Naval de Ponta Delgada esteve em destaque em várias frentes no início de agosto, com resultados na vela ligeira, nas águas abertas e com a realização do primeiro Open Day de Pesca Feminina.
Na vela, o clube participou na 4.ª e última prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, disputada entre 3 e 5 de agosto, na baía da Horta, integrada nas festividades da Semana do Mar.
A competição reuniu os principais velejadores açorianos das classes Optimist e ILCA. Ao longo de três dias foram realizadas as nove regatas previstas, em condições de vento fraco a moderado do quadrante sudoeste, com corrente e variações de vento a exigirem adaptação da frota.
Na classificação da prova, o Clube Naval de Ponta Delgada destacou João Ramos, terceiro classificado em Optimist Juvenil, Tomás Santos, segundo em Optimist Juvenil, Ricardo Pacheco, segundo em ILCA 4 e Inês Tavares, vencedora da classificação feminina em ILCA 4.
Concluído o Campeonato Regional 2025/2026, Ricardo Pacheco terminou no terceiro lugar da geral em ILCA 4, Inês Tavares conquistou o título de campeã regional feminina de ILCA 4 e Tomás Santos fechou a época no terceiro lugar em Optimist Juvenil.
Também na Semana do Mar, Beatriz Garcia esteve em destaque nas provas de águas abertas realizadas na Horta. A nadadora Sub-15 do Clube Naval de Ponta Delgada venceu a Travessia Curta da Doca e terminou em segundo lugar na Travessia Longa da Doca.
Fora da componente competitiva, a Secção de Pesca de Alto Mar do clube promoveu, a 1 de agosto, o primeiro Open Day de Pesca Feminina, iniciativa que juntou 21 participantes numa manhã dedicada à aprendizagem e ao contacto com a pesca recreativa.
A actividade incluiu uma introdução à modalidade, regras de segurança, uma sessão de pesca no pontão em regime catch and release, uma saída de barco para pesca de fundo, um workshop sobre preparação de material e um momento de convívio.
Segundo o Clube Naval de Ponta Delgada, a iniciativa pretendeu aproximar mais mulheres da pesca recreativa, numa actividade ainda frequentemente associada ao universo masculino. A Secção de Pesca de Alto Mar pretende dar continuidade a este tipo de acções e admite vir a organizar um torneio feminino de pesca de fundo.
Após o fecho do Campeonato Regional de Vela Ligeira, a equipa de vela do clube prepara agora a participação na Taça de Portugal de Escolas de Vela, em Aveiro, de 4 a 6 de setembro e no Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, em Portimão, de 10 a 13 de setembro.
Fotografias: Clube Naval de Ponta Delgada










