Segundo Alessandro Campagna, director do certame, «trata-se de um importante veículo de promoção da excelência italiana ao nível das actividades náuticas e do turismo, sempre marcadas pela qualidade e tradição, com uma visibilidade cada vez mais internacional».
« O sector náutico itlaiano está a passar por uma fase de reetruturação de forma a retomar a sua posição de liderança», adianta o responsável. Neste sentido, foram introduzidas algumas novidades no Génova Boat Show com destaque para a marca Super Made in Italy. Esta área dedicada exclusivamente aos super iates, encontra o seu ambiente natural, onde os “barcos grandes” são habitualmente apresentados, no exterior da Marina, no cais 1.
O objectivo do Super Made in Italy passa por reunir os melhores iates italianos, com mais de 24 metros de comprimento. De acordo com a International Global Order Book, elaborado pelo ShowBoats, Itália mantém o recorde no que diz respeito à contrução de iates, com 40% de encomendas em todo o mundo e 274 projectos em construção, em comparação com 71 na Grã-Bretanha, 70 na Turquia, 65 Holanda e 63 nos EUA.
A parceria com a Italian Sailing Federation e a Powerboat Federation foi reforçada, e já foi confirmada a realização das iniciativas Navigar m’è dolce. O projecto desenvolvido em colaboração com a UCINA visa promover pequenos barcos e incentivar entusiastas e amadores a apreciarem experiências náuticas.