A missão foi iniciada em águas espanholas e já decorre há 12 dias. Está a ser utilizado um navio patrulha do Reino de Espanha, o ARNOMENDI, que está neste momento em águas da União Europeia sob jurisdição nacional, integrando a equipa inspetiva a bordo dois inspetores portugueses e dois inspetores espanhóis.
Foram já realizadas 17 inspeções no Golfo de Cádis, ICES 8c, e em águas nacionais, tendo-se verificado infrações em três navios, duas das quais graves. As infrações estão relacionadas com pesca em zona proibida, obstrução à atividade dos inspetores e incumprimento de registo e transmissão de Diário de Pesca Eletrónico.
O planeamento das ações de fiscalização e o nível de risco dos navios tem sido efetuado em articulação com o Centro de Controlo e Vigilância da Pesca de Portugal (FMC-PT). «O trabalho a bordo, por períodos de 12 a 14 horas, tem sido muito produtivo, sendo igualmente de realçar o bom ambiente e a colaboração entre Inspetores e Guarnição do navio», segundo comunicado da DGRM.