Emoção em alta ao fim do segundo dia de regatas na Argentario Sailing Week 2025

20 Jun, 2025 | Vela

As águas do Golfo de Argentario voltaram hoje a brilhar com a elegância e o esplendor da vela clássica. A 24.ª edição da Argentario Sailing Week concluiu o seu segundo dia de regatas sob condições absolutamente perfeitas, oferecendo mais uma jornada inesquecível aos amantes do mar, da tradição e do desportivismo. Com o céu limpo, o mar calmo e uma brisa fiável de oeste que chegou aos 18 nós, a competição entrou na sua fase decisiva com os favoritos a destacarem-se nas respetivas classes.

Organizada pelo Yacht Club Santo Stefano, com o apoio da Câmara Municipal de Monte Argentario, a regata continua a afirmar-se como um dos mais prestigiados encontros internacionais de iates vintage e clássicos, reunindo embarcações de nove países num cenário que conjuga beleza natural com um património náutico único.

 

As estrelas continuam a brilhar

O entusiasmo em terra era palpável logo pela manhã, com as equipas animadas e os convívios entre tripulações a darem vida aos cais históricos de Pilarella. Em regata, os protagonistas mantiveram o alto nível técnico e a elegância à flor da água. Peter Isler, lenda viva da vela mundial, vencedor de duas America’s Cups e atual tático do iate SPARTAN, resumiu a essência do dia:

“Argentario é um lugar fantástico para velejar. Já estive aqui há dois anos com o Spartan e não hesitei em voltar. É um dos locais mais bonitos e perfeitos que conheço para regatas. Hoje voltámos a vencer. O vento esteve diferente do dia anterior, mas a tripulação esteve impecável e o barco respondeu com grande desempenho.”

Isler e o Spartan, uma embarcação histórica de 50 pés desenhada por Herreshoff, lideram agora a classe Vintage, confirmando o seu favoritismo. Ao lado de Isler, outras figuras marcantes como Mauro Pelaschier também partilharam o campo de regata, num encontro de gerações e experiências que só um evento como este consegue proporcionar.

 

Vencedores do segundo dia

  • Big Boats: HALLOWE’EN – Inigo Strez (Nova Zelândia)
  • Classic IOR: MATRERO – Rafael Pereira Aragon (Argentina)
  • Classic: CRIVIZZA – Ariella Cattai (Itália)
  • Vintage: SPARTAN (EUA)
  • Vintage Marconi: SANTANA – Wendy Schmidt (EUA)
  • Cruiser Yachts: BARBARA – Roberto Olivieri (Itália)
  • Spirit of Tradition – Open: LULUNIKKA – Roberto Lacorte (Itália)

 

Classificações gerais após dois dias

Big Boats

  1. HALLOWE’EN – Inigo Strez (NZL)
  2. MARIELLA – Carlo Falcone (Antígua)
  3. ORLANDA – Iginio Angelini (ITA)

 

Classic

  1. CRIVIZZA – Ariella Cattai (ITA)
  2. PENELOPE – Marina Militare (ITA)
  3. OPTIMISTA – Antonio Del Balzo (ITA)

 

Classic IOR

  1. MATRERO – Rafael Pereira Aragon (ARG)
  2. ENCOUNTER (FRA)
  3. MONTOMBI – Ollie Graffy (GBR)

 

Vintage Marconi

  1. LEONORE – Mark Faulkner (GBR)
  2. SANTANA – Wendy Schmidt (USA)
  3. FALCON – Paulo Mirpuri (POR)

 

Vintage

  1. SPARTAN – Peter Isler (USA)
  2. ROWDY – Donna Dyer (USA)
  3. CHINOOK – Paolo Zannoni (USA)

 

Cruiser Yachts

  1. BARBARA – Roberto Olivieri (ITA)
  2. VISTONA – Gian Battista Borea d’Olmo (ITA)
  3. EL ORO – Timothy Wilson (GBR)

 

Spirit of Tradition – Open

  1. LULUNIKKA – Roberto Lacorte (ITA)
  2. FREYA – Luca Celenghini (ITA)
  3. RROSE IV – James Cavagnari (GBR)

 

Mais que uma regata, uma celebração da vela clássica

A Argentario Sailing Week 2025 mantém assim o seu papel estratégico na valorização do território de Monte Argentario, atraindo turismo internacional de qualidade e reforçando a ligação entre cultura marítima, tradição e hospitalidade. O apoio institucional da Região da Toscana, Província de Grosseto, Marinha Italiana, Associação Italiana de Vela de Época (AIVE) e CIM (Comité Internacional do Mediterrâneo), bem como dos patrocinadores como Miramis, Jefferies Group, ColleMassari Wine Estates e Sea Dog-NYL FTS, é fundamental para o sucesso contínuo deste evento de prestígio.

Com dois dias ainda por disputar, a emoção promete crescer nas águas do Tirreno. A corrida ao topo em cada classe continua em aberto, e as condições ideais mantêm a promessa de mais momentos inesquecíveis. Em Porto Santo Stefano, tradição e modernidade navegam lado a lado, e a paixão pelo mar continua a ser o verdadeiro motor da Vela.

 

Fotografia: Marco Solari  – Valerio Pollio

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept