A competição foi constituída por duas jornadas (2 dias), com duas provas com a duração de 20 minutos cada, num total de 40 minutos de competição, aferidas ao minuto, já que existem penalizações para quem excede o tempo de prova.
A realização de uma prova de fotografia num Aquário, tem particularidades específicas. Neste caso a logística e coordenação dos mergulhos exigida é mais complexa. Para além disso, temos que garantir a segurança e a integridade de quem mergulha e animais do Aquário que estão em ambiente confinado e não estão habituados a serem incomodados. Um especial agradecimento ao Jorge Ferreira (Dir. Logística) e Ana (bióloga) ambos do SEALIFE, e claro ao director geral do SEALIFE do Porto, na pessoa do rui Ferreira, por possibilitar a realização deste magnifico evento.
A prova teve participação de 9 fotógrafos, vindos de todo o país. Cada fotógrafo tinha que apresentar um portfólio, de 3 fotografias. Para a além do portfólio, o júri teve de escolher de todas as fotografias a concurso, uma fotografia que fosse mais representativa do SEALIFE.
O júri, Francisco Dias, Luís Sarmento, Pedro Gomes, Óscar Felgueira e Rogério Silva, reuniu-se a 12/05/2012, para avaliar os trabalhos apresentados. Armando Ribeiro assessorou o júri como secretário.
Nesta edição, o portfólio vencedor foi o do fotógrafo José Carvalho, o segundo lugar foi conseguido pelo fotógrafo da casa, Manuel Silva e o ultimo lugar do pódio foi para Paulo.
O trofeu da fotografia mais representativa, foi entregue ao fotógrafo Manuel Silva.
{gallery}galerias/fotos_subaquaticas1{/gallery}