A 14.ª edição da Sea Tech Week®, evento internacional focado na ciência e tecnologia marinha, acontecerá de 15 a 17 de outubro de 2024, no Centro de Congressos Quartz, em Brest, França. O evento reúne líderes globais do setor marítimo para discutir os avanços mais recentes e futuros desafios, oferecendo uma plataforma de networking, colaboração e inovação.
Destaques da edição de 2024:
- 3 painéis de conferências com especialistas de renome internacional
- Mais de 30 workshops sobre temas como cibersegurança, energia offshore, regulamentações marítimas e muito mais
- Feira internacional com mais de 40 expositores
- 200+ reuniões BtoB e sessões de networking
- Noite de gala
Segurança e proteção marítima como tema central
O foco da edição de 2024 será a Segurança e Proteção Marítimas, abordando questões como cibersegurança, robótica, tecnologia espacial, bem como gestão de portos, navios e combate à poluição. Especialistas de todo o mundo partilharão as suas perspetivas e inovações, proporcionando uma visão abrangente dos desafios e soluções para um futuro mais seguro no setor marítimo.
Cooperação reforçada entre França e Portugal
A colaboração entre França e Portugal será destaque na Sea Tech Week®, particularmente no âmbito do projeto europeu SaferSEA, que visa criar um setor marítimo mais seguro e sustentável. Este projeto, no qual participam várias instituições portuguesas, como o Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e o Tecnopolo de Sines, irá apresentar as suas mais recentes inovações na transição ecológica marítima durante o evento.
A relação entre os dois países tem-se estreitado desde a assinatura de um memorando de entendimento em 2023, que promove a formação e cooperação no setor marítimo, reforçando o compromisso de ambos na proteção do oceano e no desenvolvimento da economia azul sustentável.
Participação portuguesa de destaque
Com sede em Brest há mais de 20 anos, a Sea Tech Week® tem tambem como objetivo forjar e reforçar a colaboração internacional, a investigação e a inovação em ciência e tecnologia marinha. Entre os workshops, destacam-se dois com particular relevância para Portugal:
- «Drones in support of territories» e «Drones and digital technologies for maritime observation»: Portugal está a demonstrar uma liderança considerável no desenvolvimento e utilização de sistemas marítimos não tripulados como demonstrado pelo maior exercício de experimentação de drones a nivel mundial feito em Troia.
- «Submarine telecom cables: new projects for ocean and earthquake observation, and cable health monitoring (STORM)»: Portugal está na vanguarda com um acordo para iniciar a construção de um novo cabo submarino “inteligente”, de fibra ótica, com 3.700 quilómetros de extensão, que não só transportará dados de internet, mas também monitorará o oceano e o solo, sendo capaz de detetar tsunamis praticamente no local onde são gerados.
A Sea Tech Week® 2024 promete ser uma plataforma essencial para fomentar o avanço da ciência e tecnologia marítima, consolidando parcerias e desenvolvendo soluções para os desafios atuais e futuros do setor.