Lançamento motores fora de borda Tohatsu no Castelo do Bode

29 Fev, 2016 | Náutica

A Tohatsu esteve presente durante largos anos no mercado em Portugal com a gama de motores a 2 tempos que deixaram uma boa imagem de desempenho e fiabilidade.
Agora a Grow, importador e representante da Honda Marine, estabeleceu igualmente em Portugal a parceria que a Tohatsu e a Honda firmaram a nível mundial.
A apresentação Tohatsu em Portugal decorreu na albufeira do Castelo do Bode, onde os motores puderam ser testados montados em embarcações pneumáticas Tohatsu e embarcações em fibra do estaleiro nacional de semi-rígidos Hydrosport.  
A Tohatsu que tem a maior fábrica de motores fora de borda do Mundo, 100% fabrico Japonês está este ano a comemorar o 60º aniversário do primeiro motor fora-de-borda Japonês, o “OB-1” que em 1956 a empresa desenvolveu, uma unidade a dois tempos com 1,5 HP.  
Em 1988 a Tohatsu Marine Corporation estabeleceu uma Joint-Venture com a Brunswick para a produção de blocos de motor para a Mercury, sendo a sua fábrica recolocada em Komagane em 2005, estabeleceu um novo plano de produção, equipando a sua nova fábrica com tecnologia de ultima geração. As novas linhas de montagem foram dimensionadas para conseguir aumentar a sua produção, tendo em conta o objectivo de fabrico de 250.000 motores/ano 
A Tohatsu introduziu a tecnologia TLDI, injecção directa de baixa pressão, nos motores a 2 tempos e hoje ainda produz motores fora de borda com esta tecnologia dos 25 HP até os 115 HP.
Actualmente a Tohatsu produz uma gama de motores a 4 tempos constituída por quinze modelos dos 2,5 HP aos 50 HP.f5 g
A parceria que foi estabelecida com a Honda Marine permitiu à Tohatsu, vender em alguns mercados mundiais os modelos Honda dos 60 HP até ao 250 HP, vestidos de Tohatsu.
A Grow organizou assim a sua rede de concessionários que comercializavam os motores Honda para venderem e assistirem também os motores Tohatsu.
Como tem estabelecido relações comerciais com os países dos PALOP, a Grow vai incluir também a representação da Tohatsu nesses negócios.
 
Motores mais económicos no consumo e no preço
Para já, toda a gama dos fora de borda Tohatsu foi apresentada com preços de venda ao público mais baratos que os modelos da concorrência, em cerca de 10 a 25% menos.
O modelo topo da gama é o MFS 50/40, que concluiu com sucesso uma expedição de 5.000 Km na Rússia, no rio Lena, em condições de funcionamento muito extremas, sem qualquer problema e demonstrando excelentes performances e fiabilidade.
Nos ensaios efectuados na albufeira do Castelo do Bode, acentuamos a característica do funcionamento silencioso dos motores, incluindo o mais potente de todos, o MFS 40.f1 g
A facilidade de planagem dos barcos, mesmo dos portáteis, mostrou um desempenho com bom binário e disporem do hélice edequado. 
Foram ensaiados os portáteis MFS 3.5 e MFS 6 montados em pneumáticos e ainda o MFS 5 num Hydrosport. Os motores o MFs 9.8 e o MFS 40 equiparam barcos de fibra da Hydrosport.
Igualmente destacamos, o tipo de casco inovador e performante, dos três modelos Hydrosport em teste. 
 
MFS 50/40
O MFS 50/40 é um motor leve, com 3 cilindros e 866 cm3 de cilindrada e alimentação através de injecção electrónica de combustível.
Este motor incorpora tecnologias especiais com as quais consegue reduzidos consumos de combustível, permitindo enorme autonomia e com um excepcional desempenho, principalmente nas acelerações. 
Este motor tem o controlo variável da ignição, com o qual consegue quatro medidas da rotação (650, 750, 850 e 900 rpm) para a pesca ao corrico.
O MFS 50/40 dispõe do sistema TOCS, sistema de comunicação de bordo com o qual informa os diversos dispositivos eléctricos como conta-rotações, velocímetro, trim, combustível e voltímetro.
O motor está equipado também com um sistema de lavagem com água doce directo, sem necessidade de o pôr a funcionar.
O punho-multifunções é um equipamento opcional neste motor. Como é de grande dimensão é de fácil utilização e permite um controlo suave e seguro do barco. Está bastante completo, com chave de ignição, punho de mudanças e interruptor do trim.
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MFS 30/25
O modelo MFS 30/25 é um motor super-leve e compacto com 3 cilindros e 526 cm3 de cilindrada, pesando apenas 71,5 Kg.
Este motor foi equipado com o inovador e primeiro sistema de injecção electrónica de combustível sem bateria. Este sistema permite acelerações e resposta rápida do motor, com excelente economia e desempenho muito suave.
Também tal como no modelo MFS 50/40, o sistema de controlo variável da ignição, foi incorporado no 30/25, permitindo com este motor a pesca ao corrico em três valores da rotação (850, 950 e 1050 rpm).
Igualmente o sistema TOCS, sistema de comunicação de bordo com os dispositivos eléctricos  está incorporado no MFS30/25.
Com uma nova relação de transmissão, (1: 2,17) consegue-se maior binário e grande variedade de hélices de maior dimensão.
 
Punho-multifunções
O mesmo punho-multifunções é um equipamento opcional para os modelos MFS 50/40 e MFS 30/25. Como é um punho com grande dimensão é de fácil utilização e permite um controlo suave e seguro do barco. Está bastante completo, com chave de ignição, punho de mudanças e interruptor do trim.f3 g
 
MFS 20/15
O MFS 20/15 é um motor com 2 cilindros e 351 cm3 de cilindrada, equipado com tecnologias que oferecem elevadas performances. 
São motores potentes e muito silenciosos, graças ao silenciador de grande volume do sistema de admissão, que elimina o ruído de admissão do ar durante o funcionamento do motor.
Estes motores têm o sistema assistido de baixar/levantar o motor para facilitar a utilização.
Como a placa anti-cavitação é de grandes dimensões, evita a cavitação dos hélices de forma eficiente. 
Também como o compensador da direcção é de grande dimensão, a navegação faz-se sem esforço na condução a alta velocidade.
 
MFS 9.8/8/6
Estes modelos MFS 9.8/8/6 são motores com 2 cilindros, 209 cm3 de cilindrada e são super-leves com o peso de apenas 37 Kg.
Também estes motores são muito silenciosos a funcionar, graças ao sistema silencioso de admissão que tem incorporado um silenciodor de grande volume.
Com a placa anti-cavitação de grande dimensão, nestes motores dificilmente os hélices entram em cavitação.f4 g
O modelo MFS 9.8 tem o sistema assistido de baixar/levantar o motor.
MFS 6/5/4/3.5/2.5 
Estes são os motores portáteis da Tohatsu, com pesos muito reduzidos, fáceis de transportar com pega, simples de usar e extremamente funcionais.
São motores com 1 cilindro, os MFS 6/5/4 de 123 cm3 de cilindrada, com pesos de 26,1 Kg e os MFS 3.5/2.5 com 86 cm3 de cilindrada e 18,4 Kg de peso.
O punho do acelerador é do tipo rotativo com controlo rápido sobre a direcção.  
Têm comando de marcha-avante/ponto morto/marcha-à-ré ou apenas marcha-avante/ponto morto nos modelos MFS 3.5 e MFS 2.5.
O sistema de amortecimento de concepção Tohatsu é em quatro pontos, permitindo reduzir a vibração do motor em todos os regimes de rotação.
Os motores têm uma alavanca de direcção simples com regulação da fricção, localizada na parte da frente do motor, permitindo facilmente ajustar a fricção da direcção, oferecendo uma navegação estável e segura em altas velocidades e fazer manobras fáceis com o motor a baixa rotação.   
Nestes motores o escape é pelo hélice, permitindo um funcionamento silencioso e calmo.tohatsu logo

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