Na final masculina, Martim Fortes impôs o seu surf perante o atual campeão nacional Pro Júnior, Martim Nunes. O surfista local da Ericeira realizou o score de 13.25 pontos (7.00 + 6.25) contra os 12.30 do atual líder do ranking (6.25 + 6.05).
“Sinto-me feliz porque a prova foi disputada num mar difícil e ganhar um campeonato neste tipo de ondas é sempre positivo”, afirmou o vencedor. “A minha estratégia na final foi entrar logo forte no início do heat e estar mais ativo que foi aquilo que me faltou fazer nos heats anteriores. Sei que o Martim Nunes está a surfar bem, somos amigos e foi giro”, finalizou.
Francisco Mittermayer e Francisco Ordonhas chegaram às meias-finais alcançando um 3º lugar ex-aequo, tendo sido vencidos por Martim Fortes e Martim Nunes, respetivamente.
Na final feminina, Gabriela Dinis alcançou a sua segunda vitória consecutiva no Junior Tour ao derrotar Maria Salgado. A atual líder do ranking realizou o score de 9.85 pontos (5.50 + 4.35) enquanto a surfista de Santa Cruz ficou-se pelos 6.60 pontos (4.00 + 2.60).
“Estou muito contente por ter ganho novamente”, afirmou a campeã. “Foi uma final difícil. Estivemos a ver o heat anterior e o mar parecia mais fácil do que realmente estava. Fico contente por ter feito o meu surf ao longo do campeonato e de ter ganho”, concluiu.
Erica Máximo e Constância Simões alcançaram as meias-finais terminando as suas prestações em 3º lugar ex-aequo tendo sido eliminadas por Gabriela Dinis e Maria Salgado, respetivamente.
Assim, realizadas duas das três etapas do Junior Tour, Martim Nunes e Gabriela Dinis continuam líderes do ranking nacional. Depois de Viana do Castelo, o Junior Tour segue viagem para as ondas de Santa Cruz onde se realiza a terceira e decisiva etapa do circuito a 29 e 30 de Julho.
Resultados Projunior Viana do Castelo:
Final masculina: Martim Fortes 13,25 x Martim Nunes 12,30
Final feminina: Gabriela Dinis 9,85 x Maria Salgado 6,60
Melhor onda masculina: Francisco Ordonhas, 9,25 pontos
Melhor onda feminina: Gabriela Dinis, 8,50 pontos