Ministra do Mar assinalou entrada em funcionamento do Terminal de Cruzeiros de Lisboa

25 Set, 2017 | Economia do Mar

O projeto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi lançado em 2007. O edifício, da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, foi projetado para se constituir como uma referência no mercado de cruzeiros internacional, colocando a cidade de Lisboa entre os portos com as características mais atrativas ao nível de terminais de passageiros e capacidade de resposta. A área total do novo espaço é de 13.800m2, divididos por 3 andares. As instalações do edifício, do terminal contam com inovações tecnológicas introduzidas pelo Arquiteto Carrilho da Graça,  ao nível dos acabamentos e de soluções construtivas, de que é exemplo o betão com incorporação de cortiça.
O novo Terminal capacita o Porto de Lisboa para o desenvolvimento do segmento do turnaround, com um potencial muito elevado, considerando a sua localização no cruzamento das principais rotas – mediterrâneo, báltico, transatlântico, Atlântico.
O novo Terminal conta com 360 lugares de estacionamento público e 80 lugares de estacionamento de autocarros e, ainda, um terraço panorâmico sobre o rio Tejo. O edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi realizado pela LCT, Lisbon Cruise Terminals.
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa engloba igualmente o desenvolvimento de espaços urbanos importantes para a vida dos cidadãos, como áreas de lazer e descontração face à sua localização privilegiada junto ao Tejo, potenciando uma série de atividades lúdicas.
A Ministra do Mar, acompanhada da presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e do diretor do Terminal, Ricardo Ferreira, visitou demoradamente as instalações da nova Gare, tendo testemunhado o desenrolar das diversas fases da actividade deste primeiro dia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa que envolveu, para além dos trabalhadores do Terminal, entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.
O navio Monarch foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. No dia 18 passaram pelo terminal cerca de 3500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e o embarque para um cruzeiro de 8 dias com destino às Ilhas Canárias

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept