O Ministro das Infra-estruturas, João Galamba, participou na cerimónia de assinatura do protocolo que marca o início da segunda fase do projecto de modernização e aumento da eficiência operacional do Terminal de Contentores de Alcântara. O evento teve lugar hoje na Gare Marítima de Alcântara, no Porto de Lisboa, e o acordo foi assinado entre a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Yilport-Liscont.
O Ministro das Infra-estruturas destacou o compromisso do Governo em criar condições para o desenvolvimento de todos os portos nacionais. Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, enfatizou que “O Porto de Lisboa está de volta”. Ele destacou a resiliência do porto face aos desafios recentes, evidenciando a sua importância como uma infra-estrutura logística essencial e competitiva nas cadeias de abastecimento e na criação de valor para a economia local, regional e nacional. Com este investimento da Liscont na modernização do Terminal de Alcântara, o porto passa a ter um terminal dedicado ao tráfego de longo curso, equipado com infra-estruturas e equipamentos de última geração a nível mundial.
Como resultado desses investimentos, o Porto de Lisboa está a consolidar a sua posição nas rotas transatlânticas, alcançando mercados tão importantes como os Estados Unidos da América, Brasil e Argentina, entre outros. Carlos Correia salientou que “já é evidente o grande interesse que estes investimentos têm despertado nas companhias de navegação internacionais”, acrescentando que isso irá aumentar a competitividade das empresas portuguesas nas exportações para o mercado americano.
A concessão do Terminal de Contentores de Alcântara pertence à Yilport-Liscont, e o Regional Manager da Yilport Iberia, Nuno David Silva, acredita que este terminal será “o terminal do futuro de Portugal”. Durante a cerimónia, foram apresentados os projectos de investimento em curso pelo grupo Yildirim, incluindo o do terminal de Alcântara, que se concentrará nas infra-estruturas, como a construção de um novo edifício de Manutenção e Apoio, repavimentação de toda a área restante do terminal e renovação do parque de espera.
É importante destacar que o investimento na “Modernização e Aumento da Eficiência do Terminal de Contentores de Alcântara” envolve um investimento privado de 122 milhões de euros e está integrado na Estratégia para o Aumento da Competitividade dos Portos do Continente – Horizonte 2026.
Com este projecto, o Porto de Lisboa pretende modernizar e melhorar a eficiência operacional do Terminal, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações. Isso inclui uma significativa redução das emissões de CO2.
“Importa ainda salientar que a modernização do Terminal de Alcântara irá contribuir para a descarbonização do Porto de Lisboa, porquanto os novos equipamentos são movidos a electricidade, em vez de combustíveis fósseis, passando de um conjunto de equipamentos movidos 100% a diesel, para uma partição de alimentação de 95% a electricidade e 5% a diesel, permitindo uma redução estimada de 88% nas emissões de CO2, bem como uma redução das emissões sonoras”, lembrou o Presidente da APL.
Em resumo, a modernização do Terminal de Contentores de Alcântara permitirá elevar a qualidade operacional, ambiental e de segurança do Porto de Lisboa. Isso abrirá portas para o mercado do Atlântico, em particular para a América do Sul e América do Norte. Com a capacidade de competir nessas rotas transatlânticas, o Porto de Lisboa reforça a sua posição como um ponto de entrada estratégico para o comércio internacional, impulsionando a economia local, regional e nacional.
A segunda fase deste ambicioso projecto está agora em andamento, e espera-se que traga benefícios significativos não apenas para o Porto de Lisboa, mas também para todo o país, fortalecendo as ligações comerciais e a posição de Portugal no cenário global.