O novo navio, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegou durante quatro dias de Saint-Nazaire para Copenhaga e atingiu zero emissões de gases com efeito estufa. O MSC Euribia partiu do porto francês no dia 3 de Junho e chegou à cidade dinamarquesa no dia 7 de Junho.
A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-LNG para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões. A Companhia é a primeira Companhia de cruzeiros do setor a comprar bio-LNG como fonte de combustível com reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
A navegação com zero emissões utilizará o bio-LNG através de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Diretiva da União Europeia relativa às Energias Renováveis, vulgarmente conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
A MSC Cruzeiros foi apoiada pela empresa de energia nórdica Gasum nesta viagem com zero emissões de gases com efeito estufa, uma produtora de biogás e processadora de frações de resíduos biodegradáveis na região nórdica.
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram concebidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores para minimizar o consumo de combustível.
Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros situados em Londres monitorizaram e otimizaram continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a procura de energia, identificaram oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, ”mantendo ao mesmo tempo um elevado conforto para todos os passageiros a bordo”.
Isso incluiu uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade das ventoinhas de ar condicionado individuais nos camarotes de passageiros, juntamente com o itinerário e a otimização da velocidade e do itinerário. Todas as iniciativas combinadas pouparão energia para reduzir o consumo de combustível.
As novas construções da MSC Cruzeiros são navios com combustível flexível que podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis hoje e esperadas no futuro. O uso de LNG fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa quando comparados com os combustíveis marítimos convencionais e praticamente elimina todas as emissões de óxidos de enxofre e partículas, ao mesmo tempo que reduz os óxidos de nitrogénio em 85%.