Multihull Cup celebra 10 anos em Port Adriano

21 Set, 2026 | Vela

A Multihull Cup 2026 celebra o seu 10.º aniversário entre 25 e 27 de Setembro, em Port Adriano, Maiorca, reunindo uma frota de multicascos de cruzeiro-performance com mais de 50 pés.

O evento regressa à marina onde nasceu em 2016, mantendo a fórmula que tem marcado a sua identidade: barcos rápidos, sofisticados e capazes de cruzar oceanos, colocados em modo de regata durante três dias nas águas do sudoeste de Maiorca.

A edição deste ano reúne projectos de referência de Gunboat, Nigel Irens, VPLP, Morelli & Melvin e German Frers, reflectindo a diversidade técnica e conceptual do universo dos multicascos de performance.

No centro da história desportiva estará o novo duelo entre o Allegra, de Adrian Keller, e o Highland Fling XVIII, de Irvine Laidlaw. O Allegra, trimarã de 84 pés desenhado por Nigel Irens, é o campeão em título da Multihull Cup e já venceu a prova por três vezes. O Highland Fling XVIII, Gunboat 80 desenhado pela VPLP, venceu a edição de 2024.

Os dois barcos chegam a Port Adriano depois de se terem defrontado recentemente na Maxi Yacht Rolex Cup, em Porto Cervo, onde terminaram empatados em pontos. O Allegra venceu a última regata, mas três vitórias anteriores deram o título ao Highland Fling XVIII por desempate, numa prova em que a equipa de Laidlaw registou também a maior velocidade absoluta, com 34,7 nós.

O Highland Fling XVIII já tinha vencido este ano a classe Multihull da Superyacht Cup Palma, enquanto o Allegra soma vitórias de classe em eventos como a Rolex Middle Sea Race, a RORC Caribbean 600 e a Rolex Fastnet Race.

A ligação da Gunboat à Multihull Cup volta a estar em destaque. A marca faz parte da história da prova desde a primeira edição, quando o Gunboat 66 Coco de Mer terminou em segundo lugar. Em 2026, a presença da marca mantém-se com o Highland Fling XVIII e com o Gunboat 72 Layla, de Andrew e Anne Nisbet, vencedor da IMA Caribbean Maxi Multihull Series em 2025.

A frota inclui ainda o Gaea, Morelli & Melvin 65 de Zachary Plavsic, que regressa depois de ter terminado em segundo lugar absoluto na estreia em 2025. O Ocean Explorer Cool Beauty II, de 60 pés e desenho German Frers, fará a sua estreia na Multihull Cup, trazendo uma abordagem diferente ao conceito de cruzeiro-performance.

Port Adriano volta a ser a base do evento. Desenhada por Philippe Starck, a marina combina capacidade técnica, espaços comerciais e zonas de lazer, oferecendo acesso rápido ao campo de regatas e às águas abertas ao largo da costa sudoeste de Maiorca.

O programa começa na sexta-feira com o Gunboat Race Day 1 e termina ao pôr-do-sol com bebidas no pontão. No sábado, o GT Rigging Race Day 2 antecede o jantar da regata. No domingo, o North Sails Race Day encerra a competição, seguido da cerimónia de entrega de prémios do 10.º aniversário da Multihull Cup.

Organizada através do Port Adriano Club de Regattas, a Multihull Cup é disputada sob a regra ORCmh e combina percursos costeiros e barlavento-sotavento, aproveitando as condições de vento e o cenário náutico de Maiorca.

 

Fotografias: SailingEnergy / Multihull Cup

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept