Porto de Lisboa aposta na tecnologia para melhorar segurança e eficiência

14 Fev, 2023 | Economia do Mar

Esta plataforma informática foi desenvolvida pela Hidromod e faz a gestão de dados e modelos numéricos. O Porto de Lisboa passa assim a dispor de um sistema operacional que faz a gestão de dados e previsões meteo-oceanográficas, que garantem maior rigor na gestão de riscos. Esta plataforma também irá utilizar um serviço de simulação de deriva de derrames de hidrocarbonetos que ajuda na gestão de eventuais acidentes no mar.
De acordo com o Comandante Rui Nunes, Diretor de Segurança, Pilotagem e Operações Portuárias – “pretende-se que esta plataforma venha a aumentar a eficiência da navegação dentro do porto e das manobras de entrada e saída, tendo sempre em conta os imperativos de segurança da navegação”.
José Chambel Leitão, gerente da Hidromod, salienta a importância deste contrato para a empresa: “A Hidromod já fornece serviços semelhantes com a plataforma AQUASAFE™ aos portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro e Setúbal. É muito importante para nós passar a contar com o nosso porto. Moramos aqui e trabalhamos com a meteo-oceanografia do Estuário do Tejo há 30 anos.”

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept