A distinção foi acolhida com orgulho pela Administração do Porto de Lisboa (APL) e vem reforçar o Porto de Lisboa como uma referência em matéria de condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro.
“É um orgulho e uma honra receber um prémio de tamanho prestígio, que vem comprovar, mais uma vez, a importância do Porto e do seu terminal para o turismo e para a cidade. E surge numa fase muito particular para o Porto de Lisboa que está fortemente empenhado em garantir que o impacto da atividade de cruzeiros seja mais do que apenas económico, executando projetos e iniciativas que contribuam para a sustentabilidade, numa visão integrada das perspetivas ambiental, económica e social, em consonância com a nova era de cruzeiros, resiliente, inovadora e preocupada com as questões ambientais e a gestão do turismo”, afirma António Caracol, administrador do Porto de Lisboa.
Na nomeação para Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, Lisboa teve a seu lado os Portos de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Ege, Amsterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireus, Southampton, Split e Veneza.
O Porto de Lisboa está ainda nomeado nas categorias de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa e Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa dos World Cruise Award, tendo ganho o troféu de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa no âmbito da 1ª edição deste troféu, realizada em 2021, e de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, na 2ª edição, em 2022.