Porto de Lisboa recebe viagem inaugural e batismo de navio ultraluxuoso

29 Mar, 2022 | Economia do Mar

O Silver Dawn incorpora a certificação Green Star 3 Design, uma notação de classe adicional da empresa de serviços marítimos RINA, atribuída a navios que são projetados, construídos e equipados com o ambiente em mente.
Ricardo Medeiros, administrador da APL-Administração do Porto de Lisboa, S.A. referiu a propósito que «o porto de Lisboa e a Lisbon Cruise Port congratulam-se com a escolha, pela terceira vez, da cidade de Lisboa para o batismo de um navio de cruzeiros, o que destaca a importância crescente do Porto de Lisboa na eleição das companhias de cruzeiro para a realização de um momento tão importante. Um evento desta natureza tem um impacto muito grande em termos de visibilidade do destino onde se realiza, e será, por isso, mais uma oportunidade marcante na promoção de Lisboa no segmento de cruzeiros».
O Silver Dawn chegou a Lisboa pela primeira vez no dia 17 de março, para base de três minicruzeiros, realizados entre 17 e 31 de março. 
O Silver Dawn é o 10º navio da Silversea Cruises, companhia de cruzeiros ultraluxuosos, e o terceiro navio a juntar-se à frota desde o início de 2020 (Silver Origin em 2020, Silver Moon em 2021), o que demonstra a força e a resiliência da indústria global de cruzeiros. Em 2023 será lançado o Silver Nova, um dos navios de cruzeiro mais espaçosos já construídos e, graças às suas soluções tecnológicas inovadoras, impulsionará a Silversea para uma nova era de cruzeiros sustentáveis. 
 
Curiosidades sobre a construção do Silver Dawn
 
Construído nos estaleiros Fincantieri, em Ancona, em Itália, e entregue no dia 12 novembro de 2021, o Silver Dawn é o terceiro navio da série Muse-class e baseia-se nas inovações dos seus navios irmãos Silver Muse (2017) e Silver Moon (2020), que visitaram o Porto de Lisboa em agosto de 2017 e novembro de 2021, respetivamente.
Com 212,8 metros de comprimento, 40 844 toneladas, 298 suítes com vista para o mar, 97% das quais com varanda privativa, o Silver Dawn tem capacidade para 596 passageiros e 411 tripulantes, o que lhe confere um rácio de tripulantes/passageiros de 1:1,45. 
No total, mais de 390 empresas contribuíram para a construção do Silver Dawn. Nos meses de pico, uma média de 1 000 profissionais trabalhavam simultaneamente no navio. 
Mais de 15 000 chapas e perfis de aço foram cortados para a sua construção, aproximadamente 95 500 litros de tinta foram aplicados e 18 empreiteiros instalaram aproximadamente 1 690 000 metros de cabos elétricos.

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept