O Sea of Portugal em particular contou com 21 instituições e empresas portuguesas, em 213m2 localizados em dois pavilhões da feira: Pavilhão 3 (Mergulho) e Pavilhão 13 (Turismo Náutico), a promoverem junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer.
Esta participação conjunta tem vindo a crescer todos os anos (20% relativamente à edição anterior). «Com o aumento de expositores, adquirimos escala e tivemos uma representação mais transversal, de Norte a Sul de Portugal, contando com Vila do Bispo, Lagos e Portimão, Setúbal e Lisboa, passando por Espinho, Vila Nova de Gaia, Douro e Porto e Esposende», adianta João Marques do Reis, director do projecto.
A Náutica, o Turismo Náutico e os desportos aquáticos são estratégicos para o Turismo e para a economia Portuguesa, pelo que através da sua promoção temos vindo a dar a conhecer e viabilizar junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector.
Através da promoção de uma vasta oferta o Sea of Portugal foi ao encontro do que os visitantes procuram: Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros no Douro e ao longo da costa, Eco-resorts, Kitesurf, Mergulho, Surf e Surf Camps, Turismo Náutico (e de Natureza), Windsurf e Yacht Charters.
Fizeram parte desta iniciativa a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation, Santa Bernarda Cruzeiros, SeaXplorer Sagres, Wind4all, Associação de Turismo de Portimão, Marina de Portimão, Marina de Lagos, Ocean Revival e Subnauta.
Do Norte a Câmara Municipal de Espinho e a Câmara Municipal de Esposende, a BBDOURO, FEELDOURO, FEELVIANA SPORT HOTEL, Kook Proof, Onda Magna e Salt Flow. Já da região de Lisboa estiveram a BoatCenter – Serviços e Actividades Náuticas e a Palmayachts.
Pelo segundo ano consecutivo, a actual Campeã Mundial APB, Tetra Campeã Europeia e Tetra Campeã Nacional de Bodyboard, Joana Schenker, marcou presença neste certame, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Foi ainda realizada pela primeira vez duas noites de confraternização Sea of Portugal, de forma a promover o networking, «onde recebemos clientes, amigos e parceiros para uma bebida ao fim do dia de trabalho. Consideramos que foi um sucesso e repetiremos garantidamente em 2019.»
«Com esta colaboração inédita e feita de raiz, que é o Sea of Portugal, cujo objectivo é ajudar as pessoas e as empresas na internacionalização do turismo náutico e a fazer negócios lá fora, propomo-nos a trabalhar para entrar no Top 10 das representações nacionais», conclui João Marques do Reis, director do projecto.