Desde o início da construção do terminal em 2000, a PSA Sines já investiu mais de 200 milhões de Euros no desenvolvimento das suas instalações de última geração. Para facilitar o aumento do volume de carga e ir ao encontro das necessidades crescentes dos seus clientes, a PSA Sines embarcou num projecto de expansão no valor de 300 milhões de Euros, chamado Fase III.
«Quando a Fase 3 estiver totalmente concluída, o terminal irá praticamente duplicar a capacidade de movimentação anual para 4,1 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) – fortalecendo a posição da PSA Sines enquanto um dos principais portos na região», adianta a empresa. Com a conclusão da primeira etapa, o terminal irá criar empregos adicionais nas áreas de engenharia, tecnologias de informação e operações, tornando a PSA Sines «num dos maiores empregadores da região».
David Yang, CEO Regional, PSA Europa, Mediterrâneo & Américas afirma que «a PSA sempre acreditou que o porto de Sines – um porto de águas profundas estrategicamente localizado no cruzamento das rotas Norte-Sul, Este-Oeste – oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento bem-sucedido de um terminal de contentores para os seus clientes. Atualmente, a PSA Sines já excedeu as nossas mais altas expetativas, tendo-se transformado num hub regional de relevo capaz de servir as rotas marítimas mais importantes e com capacidade para receber os maiores navios de contentores.»