Relatório confirma mudança na adoção de novas tecnologias ambientais no setor dos cruzeiros

8 Set, 2023 | Economia do Mar

Os dados da carteira de encomendas de 2023 mostram que as companhias de cruzeiro continuam a investir em novos navios, com 44 novos navios encomendados para os próximos cinco anos, representando um investimento de 62 mil milhões de dólares desde 2019. Destes novos navios, 25 serão movidos a gás natural liquefeito (GNL) e sete, aquando da entrega, estarão prontos para funcionar à base de metanol, ou serão compatíveis com um funcionamento à base deste composto químico, representando um investimento em novas tecnologias de motores que irão acelerar a transição marítima rumo a um futuro de combustíveis baixo ou nulo em carbono.

Entre os exemplos de progressos citados, contam-se o número de programas-piloto de combustíveis alternativos e os ensaios atualmente em curso com navios de cruzeiro. Além disso, existe um número crescente de navios que irão navegar e serão lançados ao mar nos próximos cinco anos, que irão utilizar combustíveis alternativos ou que poderão vir a incorporar combustíveis com zero emissões de carbono quando estes estiverem disponíveis. O relatório de 2023 demonstra também outros investimentos significativos que as companhias de cruzeiro estão a fazer para reduzir as emissões no cais e no mar, como a eletricidade em terra, que permite que os navios de cruzeiro desliguem os motores para uma redução significativa das emissões enquanto estão no porto.

Cada vez mais companhias de cruzeiro estão a diversificar as soluções energéticas, incorporando motores multicombustível, experimentando a tecnologia de células de combustível, a tecnologia eólica (incluindo velas sólidas), bem como soluções fotovoltaicas e armazenamento de baterias para o corte de energia. Atualmente, estão a ser utilizados sistemas de controlo da eficiência em 171 navios membros da CLIA, o que representa 60% da frota mundial, estando previstos muitos mais sistemas.

Paralelamente, as companhias de cruzeiro estão a procurar a flexibilidade do combustível, investindo hoje em tecnologias de propulsão com capacidades de conversão para o futuro – com 32 projetos-piloto e iniciativas de colaboração em curso com produtores de combustível sustentável e empresas de motores.

O Presidente e Diretor Executivo da CLIA, Kelly Craighead, afirmou: “As companhias de cruzeiro continuam a transformar a frota moderna para proteger os oceanos, o ar e os destinos usufruídos por milhões de passageiros todos os anos. Os nossos dados revelam uma mudança radical na adoção de novas tecnologias ambientais pelos membros das nossas companhias de cruzeiro. As companhias de cruzeiro já se encontram a construir os navios do futuro, que irão funcionar com novas tecnologias de motores mais sustentáveis. A introdução destas novas tecnologias e os muitos programas-piloto e ensaios em curso revelam como a indústria dos cruzeiros é inovadora e adota precocemente tecnologias que nos ajudam a navegar para um futuro mais sustentável.”

A disponibilidade de combustíveis navais sustentáveis continua a ser essencial para atingir os objetivos de descarbonização do setor marítimo e sublinha a necessidade de os governos apoiarem os esforços de investigação para acelerar o desenvolvimento destes combustíveis, de modo a que sejam seguros, viáveis e disponíveis para utilização.

O Presidente da CLIA, Pierfrancesco Vago, comentou: “A concretização das nossas ambições coletivas em matéria de sustentabilidade exige um investimento substancial por parte dos setores público e privado. A indústria de cruzeiros, enquanto parte do setor marítimo em geral, está a desempenhar o seu papel, construindo hoje o futuro dos cruzeiros nos nossos navios. Precisamos que os governos apoiem os esforços de investigação, bem como proporcionem um quadro regulamentar claro e estável, para que os fornecedores de combustível e outros possam efetuar o trabalho crítico necessário.”

Os dados mostram que as companhias de cruzeiro marítimo da CLIA continuam a trabalhar para reduzir as emissões. Os progressos registados incluem:

Capacidade de eletricidade da costa (Shoreside Electricity – SSE) – a ligação à eletricidade da costa permite desligar os motores dos navios, reduzindo as emissões até 98%, dependendo da combinação de fontes de energia, enquanto um navio está no porto, de acordo com estudos realizados por vários portos do mundo e pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

            Em toda a frota de linhas de cruzeiros membros da CLIA, há 120 navios (46% do total e um aumento de 48% no número de navios com SSE desde 2022) equipados para que se possam ligar à eletricidade da costa, com 86% dos navios membros da CLIA (representando 95% da capacidade global de passageiros) a entrarem em funcionamento entre agora e 2028, especificados para o sistema de eletricidade da costa.

            Atualmente, existem 32 portos (comparativamente com 29 em 2022), que representam menos de 2% dos portos mundiais, que dispõem de, pelo menos, um posto de acostagem de cruzeiros com capacidade de ligação à corrente elétrica.

            Até 2028, prevêem-se mais de 210 navios com capacidade de produção de eletricidade a partir da costa, para além dos navios adicionais que serão adaptados com essa capacidade, representando um total de 72% dos navios e 74% da capacidade global de passageiros.

            Em 2022, a CLIA anunciou que os membros das suas linhas de cruzeiro marítimo assumiram o compromisso de que todos os navios que façam escala em portos capazes de fornecer energia elétrica a partir da costa, estarão equipados para utilizar a SSE até 2035 ou para utilizar tecnologias alternativas com baixo teor de carbono, conforme disponíveis, para reduzir as emissões no porto.

            No âmbito do programa ecológico Fit for 55 da UE, até 2030, os principais portos da Europa terão de dispor de energia elétrica a partir da costa, o que irá acelerar ainda mais o investimento em infraestruturas portuárias disponíveis nessa região.

Sistemas avançados de tratamento de águas residuais – como parte do seu objetivo global de sustentabilidade, as companhias de cruzeiro comprometeram-se a não descarregar águas residuais não tratadas em qualquer parte do mundo, durante as operações normais.

            Na frota de linhas de cruzeiros membros da CLIA, estão disponíveis 202 navios (77% do total), que representam 80% da capacidade global de passageiros (um aumento de 12% desde 2022) equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais. Estes sistemas funcionam com um padrão mais elevado do que o das estações de tratamento costeiras existentes em muitas cidades costeiras.

            Todos os novos navios de cruzeiros membros da CLIA são especificados para sistemas avançados de tratamento de águas residuais – o que irá elevar o total para 242 navios, representando 80% da frota e 84% da capacidade global.

            Desde 2019, o número de navios com sistemas avançados de tratamento de águas residuais capazes de cumprir as normas mais rigorosas da Zona Especial do Mar Báltico aumentou 167%. Atualmente, quase um terço dos navios membros da CLIA têm esta capacidade.

Combustíveis renováveis e fontes de energia alternativas – várias companhias marítimas membros da CLIA estão a experimentar, a utilizar e a incorporar em navios novos a capacidade de funcionar com combustíveis renováveis, incluindo biocombustíveis e combustíveis de carbono sintético.

            Na frota de membros da CLIA, existem quatro navios em navegação atualmente que utilizam biocombustíveis renováveis como fonte de energia – e prevê-se que mais quatro navios recém-construídos sejam configurados para biocombustíveis renováveis.

            Atualmente, existem 24 navios a fazer ensaios com biocombustíveis e dois estão a fazer ensaios com combustíveis sintéticos de carbono.

            Prevê-se que sete navios novos funcionem com combustíveis sem emissões de carbono, incluindo cinco navios que deverão utilizar metanol verde e dois que deverão utilizar hidrogénio verde.

            Prevê-se que 15% dos navios de cruzeiro recém-construídos que irão entrar em serviço nos próximos cinco anos sejam equipados com armazenamento de baterias e/ou células de combustível para permitir a produção de energia híbrida.

Combustível de gás natural liquefeito (GNL) – à medida que a indústria de cruzeiros antecipa a transição para um futuro de combustíveis sustentáveis e renováveis, vários navios de cruzeiro estão a utilizar gás natural liquefeito (GNL). Os navios projetados com motores de GNL e sistemas de abastecimento de combustível podem mudar para GNL biológico ou sintético no futuro, com poucas ou nenhumas modificações.

            O relatório de 2023 concluiu que 48% da capacidade de construção nova será projetada com motores e sistemas de abastecimento de combustível de GNL. Estes navios fazem parte de uma futura geração de embarcações que poderão funcionar com combustíveis marinhos renováveis, assim que os fornecedores de combustível os possam disponibilizar em grande escala.

            Com base em análises efetuadas pelo SeaLNG e outros, o GNL é atualmente o combustível fóssil disponível à escala que apresenta o melhor desempenho na redução das emissões atmosféricas. O GNL tem emissões de enxofre e de partículas praticamente nulas, reduz as emissões de NOx em cerca de 85% e consegue uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito de estufa.

 

Fonte: CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros

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