“Parece que estamos a equilibrar várias bolas no ar neste momento”, disse Nick Burridge, o Emirates Team New Zealand Reliability and Maintenance Manager. “Estamos a desmontar o AC75 e todo o equipamento associado. Barcos de apoio, contentores de carga, todo esse tipo de coisas a serem despachadas, além de estarmos numa fase importante de treino de vela, onde estamos a fornecer informações para o design do nosso barco de competição, ao mesmo tempo que treinamos com as duas AC40 na água.”
É uma tarefa familiar para a equipa, que tem muita experiência em desmontar e expedir para locais internacionais para competir. Com o tempo a ser um recurso tão precioso para todas as equipas, minimizar o tempo de inactividade durante as transições entre locais é uma consideração crítica no planeamento da campanha.
“Temos de aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgem, quer seja na logística, no design, na construção do barco ou na vela”, explicou Burridge. “Mas nós adoramos um desafio, por isso estamos empenhados nisso e a tirar o máximo proveito.”
O Te Rehutai e todo o carregamento foram transportados de camião da base de Auckland até ao Porto de Tauranga, onde foram carregados no navio antes de partirem rumo a Barcelona. “Chegámos aqui durante a noite e agora teremos uma rápida viagem de três semanas e meia até à Europa”, disse Sean Regan, Gestor da Equipa de Terra. “A primeira equipa vai dirigir-se brevemente a Barcelona para começar a descarregar o Te Rehutai, enquanto a equipa acaba de arrumar o restante aqui na Nova Zelândia. Assim, será uma pausa muito breve da água para a equipa de vela. Sabemos que, para os manter felizes, eles precisam de velejar.”
Enquanto a maior parte da operação segue em direcção a Barcelona através do Oceano Pacífico, a vela das AC40 continua por mais algum tempo, antes que os membros da equipa iniciem a sua própria migração para o norte ao longo do próximo mês, em preparação para o primeiro dia de navegação em Barcelona, em Julho, juntando-se à maioria dos Desafiantes que estão a testar nas águas da 37ª America’s Cup.