Um dos factos mais interessantes poderá ser a estreia mundial de uma prova para atletas sub-18 que a APB designa por “Junior Division”.
“A ideia é dar a oportunidade aos atletas mais jovens de se integrarem na alta-competição do Mundial através de uma classe intermédia, com atletas talentosos mas ainda pouco experientes a este nível. É excelente para os muitos jovens bodyboarders nacionais, mas não só, pois também esperamos participações estrangeiras nesta divisão”, explica Roman Alvarez, representante da Federação Portuguesa de Surf e a cara desta organização há quase 20 anos.
Dotada de um “prize Money” de 2000 dólares, esta classe pretende ser uma etapa de charneira para os muitos jovens talentos que pretendem entrar em contacto com a competição de nível mundial com um risco calculado. Ou seja, medir forças com atletas da sua idade e nível de experiência sem terem o embate brusco das exigências competitivas de uma prova Mundial.
Por seu turno, desportivamente, é esperada uma prova muito competitiva e disputada que poderá dar um espectáculo muito interessante, com muito bodyboard de vanguarda nas ondas da Praia Grande.
Os campeões de 2013
Open masculino
Ben Player, Austrália
Feminino
Isabela Souza, Brasil
Drop Knee
Dave Hubbard, Havai