Este evento pretende juntar durante dois dias as diferentes gerações do surf nacional, numa celebração da liberdade e espírito de amizade que o surf representa, através de uma saudável competição entre duplas de pais e filhos, avós e netos, ou tios e sobrinhos. Esta competição decorrerá na modalidade de surf, permitindo a todas as famílias a possibilidade de competir e de partilhar as ondas.
“Para nós, o princípio deste evento é juntar as famílias do surf num ambiente de boa disposição e boas ondas, mas também com bom tempo. No fundo o que procuramos é oferecer às surfamilies uma experiência positiva. A previsão de chuva colocaria em risco os nossos objectivos e nesse sentido optámos por passar o evento do início do Verão para o final do Verão, de modo a permitir que todos possam participar neste encontro,” afirma António Pedro, da Alfarroba, empresa que organiza o Sumol Surfamily.
Este ano, o Sumol Surfamily conta ainda com a primeira competição oficial de Body Surf em Portugal, visando juntar esta comunidade, cada vez maior e que tem vindo a crescer, com o apoio da AHUA Surfboards.
Para além destas “competições”, estão programadas mais uma série de actividades dentro e fora de água. Na água, estarão disponíveis para experimentação hand planes da AHUA (pequena prancha que se usa na mão para fazer body surf), Alaias (pranchas de madeira originais), Stand Up Paddle Boards, as pranchas de madeira Brekelin e ainda a possibilidade de ter aulas de surf gratuitas para duplas de pais e filhos. Fora de água, estarão também disponíveis um trampolim e uma linha de slackline, havendo ainda a possibilidade de participar numa aula de yoga durante o dia, ou pintar o painel das famílias.
Conscientes que o futuro do nosso planeta é importante, a Surfrider Foundation Europe, através da sua delegação de Lisboa, vai também promover uma limpeza de praia, ao fim do dia 6 de Setembro. Todas estas actividades serão gratuitas, excepto as competições, para as quais é necessária uma inscrição, no site www.sumolsurfamily.org.
No entanto, como ajudar não custa e é cada vez mais importante nos dias que correm, o Sumol Surfamily associou-se novamente ao projecto Surf For Food, que procura angariar alimentos para doar a uma ou mais famílias da zona da Costa de Caparica. Este será o preço que cada família terá de pagar para participar nas actividades – trazer um bem não perecível (arroz, enlatados, leite, etc.).