Esta escala regular transatlântica vem, assim, reforçar o posicionamento do Porto de Lisboa e da Liscont no mercado do Atlântico, estratégico para o desenvolvimento do Terminal. O navio CMA CGM DALILA, um porta-contentores com 334 metros e com uma capacidade de carga de 8.500 TEU, é o primeiro desta nova escala.
A retoma da linha Amerigo, que não contemplava escala em Lisboa há mais de uma década, vem comprovar a melhoria da eficiência operacional e ambiental do Terminal de Contentores de Alcântara, resultado do investimento que tem sido feito pela Yilport – detentora da Liscont.
“Retomar esta escala, após mais de 10 anos, é a confirmação do investimento que a Administração do Porto de Lisboa, em conjunto com a Liscont, tem levado a cabo. Um trabalho que continua a ser feito no sentido de potenciar a competitividade do terminal de contentores de Alcântara e que tem permitido abrir portas a novas rotas transatlânticas, melhor servindo a indústria nacional e internacional”, destaca o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia.
Com esta linha regular, o Porto de Lisboa pretende ainda contribuir para aumentar a competitividade das empresas portuguesas nas exportações para o mercado americano, diminuindo quer o custo logístico da exportação, quer o tempo de trânsito das mercadorias.