A Nautiser/Centro Náutico, importador para Portugal das embarcações a motor do estaleiro francês Jeanneau, proporcionou-nos um teste ao Cap Camarat 7.5 DC equipado com um motor Yamaha F250, que serviu bem para confirmar o que pensávamos deste modelo.
A Gama Cap Camarat Day Cruiser
A gama Day Cruiser que a Jeanneau desenvolveu vai ainda mais ao encontro duma faixa do mercado que pretende que uma embarcação desportiva ofereça também a possibilidade de pernoitar, passar um fim-de-semana a bordo e fazer um pequeno cruzeiro costeiro, com a maior comodidade.
A linha DC apresenta duas embarcações cabinadas, os modelos 7.5 DC e 6.5 DC, barcos com o mesmo design, estilo e características.
As cabinas dispõem de camas para dormir e são muito luminosas, com janelas laterais e no tecto. Têm também iluminação no interior.
Estas embarcações foram concebidas para atracar de proa nos pontões, por isso têm um degrau à proa no varandim, uma passadeira em madeira sobre o convés à frente, passagem pelo pára-brisas que se abre ao meio e escada para entrar para o poço.
A porta da cabina incorpora os degraus e corre para o posto de pilotagem, para abrir.
São barcos com várias inovações, uma delas é o bimini que fica guardado, depois de recolher, à popa num compartimento com dobradiças e tampa.
Todos os modelos têm o piso em madeira, para oferecerem maior conforto.
Existe uma tampa para permitir a passagem entre as duas plataformas de popa que vai guardada num encaixe atrás.
Ambos podem montar um solário no poço.
Cap Camarat 7.5 DC
Neste modelo, o pára-brisas é larguíssimo e prolonga-se até atrás ao banco da popa, protegendo bem todo o interior do barco.
O piloto dispõe de um banco duplo estofado.
O poço foi concebido para oferecer o maior conforto e permitir uma utilização diversificada, tanto nos passeios familiares como para actividades desportivas, como a pesca, o mergulho e o ski.
Por isso, o poço tem um banco em U com os estofos amovíveis e com encostos estofados à volta, e tem ainda encosto para relax a bombordo, onde fica também um lavatório com tampa o qual está junto à entrada para a cabina. Ao meio pode-se montar uma mesa de piquenique.
De realçar que no interior do poço o barco é bastante alto até ao pára-brisas, oferecendo muita segurança em andamento.
Para dormir, a cabina tem uma cama de casal e uma terceira cama simples. A cabina dispõe ainda de um wc, fechado e com porta.
Para arrumações, o banco no poço à popa tem um enorme porão e dispõe ainda de locas laterais.
Motor Yamaha F250
É o novo Yamaha de 250 HP que, dispondo de 4.169 cm3 de cilindrada, 6 cilindros em V, apresenta grande redução de peso e entrega de potência. Isto deve-se aos novos materiais e tecnologias que são aplicados na construção dos novos blocos motores V6, em especial as camisas fundidas em plasma e as paredes dos cilindros micro-texturizadas, para criar menos fricção com os pistons.
Este motor comporta igualmente uma série de sistemas e todas as tecnologias de ponta da Yamaha, como a grande válvula de admissão, a árvore de cames variável, a injecção multiponto e ainda outras, que resultam em elevadas performances, economia, conforto e oferecem a mais silenciosa operação e isenção de vibrações.
Entre outras tecnologias de ponta da Yamaha, o F250 incorpora o sistema VTC, afinação de árvore de cames variável que aumenta o binário a baixa e média rotação, sistema com duas câmaras de escape e sistema de injecção EFI.
O F250 tem o novo sistema digital de manómetros em rede Yamaha, com o sistema de controlo drive-by-wire.
O motor dispõe da maior bobine de iluminação/alternador, de 12V – 70A, para servir convenientemente todos os equipamentos de iluminação e acessórios montados na embarcação.
No Teste, Destaque Para o Arranque e Aceleração
O Cap Camarat 7.5 DC é um barco possante, que pesa 1.350 Kg. Em virtude disso, começamos por salientar no arranque, a elevada aceleração que o F250 impôs, pois o barco em 1,76 segundos já estava a planar.
Em seguida, confirmámos a capacidade explosiva do F250 no teste de aceleração até às 5.000 rpm, graças à qual, em apenas 6,73 segundos atingimos os 33 nós.
Estas performances são ainda mais de realçar, devido ao tipo de casco da linha Cap Camarat com um V profundo, que agarra mais os barcos à água. Também por isso no mínimo de velocidade a planar, o barco não baixou dos 12 nós às 2.500 rpm.
Quando acelerámos ao máximo, atingimos os 39,8 nós, às 5.800 rpm, uma performance muito boa com este conjunto.
Quanto à velocidade de cruzeiro, às 4.500 rpm, foi de 26,6 nós.
O desempenho do barco a curvar e a cortar a ondulação, em certas zonas com a água um pouco agitada, mostrou a característica marinheira dos cascos Cap Camarat, muito seguro nas curvas e proporcionando bastante conforto. Também a deflectir a água para fora e bem atrás, mesmo nas curvas, nunca salpicou para dentro e no fim o barco estava seco no interior.
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Características Técnicas
Comprimento |
7,35 m |
Comprimento do casco |
6,95 m |
Boca |
2,54 m |
Calado |
0,50 m |
Peso |
1.500 kg |
Depósito combustível |
200 L |
Depósito água doce |
50 L |
Potência máxima |
300 HP |
Motor |
Yamaha F250 |
Preço barco/motor (versão base) c/ IVA |
69.750,00€ |
Importador/Distribuidor
Nautiser – Centro Náutico, S.A.
Estrada Nacional 252 – 2950-402 Palmela Tel.: 21 23 36 820 Fax: 21 23 33 031
Email: geral@nautiser.com www.nautisercentronautico.pt
Yamaha Motor Portugal
Rua Alfredo da Silva, nº 10 – 2610-016 Alfragide
Tel.: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199 www.yamaha-motor.pt
Performances
Tempo de planar |
1,76 seg. |
Aceleração |
33 nós 6,73 seg às 5.000 rpm |
Velocidade máxima |
39,8 nós às 5.800 rpm |
Mínimo a planar |
12 nós às 2.500 rpm |
3.000 rpm |
15,5 nós |
3.500 rpm |
19,5 nós |
4.000 rpm |
23,9 nós |
4.500 rpm |
26,6 nós |
5.000 rpm |
33 nós |
5.500 rpm |
37 nós |