No lote de navios inscritos com bandeira azul, destacam-se duas embarcações portuguesas – a Caravela Vera Cruz e o Santa Maria Manuela.
O esquema de Bandeira Azul para navios de treino de vela de todo o mundo foi lançado, em 2010, pela Sail Training International em colaboração com a Fundação para a Educação Ambiental. O conceito, por sua vez, foi idealizado e criado pelo Diretor da APORVELA e ex-comandante do Navio Escola Sagres, Pedro Proença Mendes.
Curiosamente, o navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, foi registado como a primeira adesão, em reconhecimento do seu papel no desenvolvimento do esquema de Bandeira Azul.
“Estamos orgulhosos do papel da Sagres na promoção deste esquema para o mundo do treino de vela através Sail Training International. “Os oceanos do mundo são um recurso precioso e é nosso dever protegê-los e aos animais que neles vivem para o benefício das gerações futuras”, refere Pedro Proença Mendes, Diretor da APORVELA e ex-comandante do Navio Escola Sagres.
A cidade de Lisboa volta, este ano, a fazer parte da escala da The Tall Ships Races, recebendo os maiores veleiros do mundo e outras embarcações à vela no Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro no Paço de 22 e 25 de julho.
Com rotas entre vários países europeus, este ano a The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem início em Antuérpia e vai passar por mais três cidades: Lisboa, Cádiz e Corunha.
Um dos grandes objetivos do evento é colocar o país na rota da economia do mar, do crescimento azul e do desenvolvimento inteligente, sustentado e inclusivo.
A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como co-organizadores a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa e o Lisbon Cruise Terminals.
Lista de Navios com Bandeira Azul:
– Alexander Von Humboldt (Alemanha)
– Pogoria (Polónia)
– Lord Nelson (Reino Unido)
– Rupel (Bélgica)
– Caravela Vera Cruz (Portugal)
– Georg Stage (Dinamarca)
– ST IV (Estónia)
– Tomidi (Bélgica)
– Loa (Dinamarca)
– Santa Maria Manuela (Portugal)
– Gulden Leeuw (Holanda)
– Atyla (Vanuatu)